Logo PUCPR

DE AULAS PRESENCIAIS A AULAS REMOTAS: AS INICIATIVAS DOS PROFESSORES /ESCOLAS PARA ATENDER AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO 4º. E 5º. ANOS, DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

LIMA, Lahuama Dinamarques De ¹; MARTINS, Pura Lucia Oliver ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa é parte do projeto: a reconfiguração da prática pedagógica dos professores frente as demandas da educação no contexto da pandemia: da prática presencial à remota, princípios orientadores para a formação docente, aprovado pelo CNPq, chamada 04/2021 – bolsa produtividade em pesquisa. Tem em vista desenvolver a sistematização de princípios orientadores para a formação teórico-prática de professores dos vários níveis de ensino. Durante a pandemia do covid-19, o mundo inteiro viu-se diante de um cenário que impactou não só o âmbito sanitário e tantos outros, mas o educacional também. Diante dessa ruptura de formas já conhecidos de ensino pelas escolas, os professores tiveram que buscar formas rápidas de se adaptarem para que todas as crianças permanecessem, de alguma forma, aprendendo. Assim, esse estudo toma como objeto de pesquisa as iniciativas dos professores e escola para fazer frente às demandas do período pandêmico, assim problematizado: Que iniciativas “Didática prática” foram tomadas pelos professores e escolas para continuar o ensino no período pandêmico? OBJETIVOS: Elaborar cadernos de experiências de ensino remoto e outras formas de atendimento dos estudantes com limites de equipamentos para acompanhar as atividades remotas desenvolvidas pelos professores, tendo em vista viabilizar a troca de experiências entre eles. MATERIAIS E MÉTODO: O método de abordagem qualitativa de pesquisa por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante. Foi desenvolvido em quatro etapas: (i) levantamento do estado da arte para mapear as pesquisas já produzidas acerca do objeto deste estudo; (ii) seleção das escolas, campo da investigação; (iii) realização das observações e entrevistas com pedagogos e professores dos anos iniciais do ensino fundamental; (iv) elaboração do caderno experiências. O campo de investigação foram duas escolas públicas tendo como sujeitos pedagogos e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. RESULTADOS: O estudo revelou que (i) na literatura da área não há pesquisas sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores durante a pandemia da covid-19. Isso justifica a importância desta pesquisa; (ii) as escolas e professores criaram um canal no YouTube para continuarem explicando os conteúdos por meio dessas atividades e atividades impressas para atender os estudantes que não tinham acesso digital (iii) com os dados obtidos observando as aulas gravadas no YouTube e o material disponibilizado pelas duas escolas, que envolve todas as áreas do conhecimento presentes no Ensino Fundamental I, foi elaborado um caderno de experiências contendo a práticas decorrentes das iniciativas destes, para fazer frente aos desafios do período pandêmico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão consideramos a pesquisa importante por possibilitar através do caderno de experiências, a troca de experiências entre os professores deste nível de ensino e indicadores para as práticas no retorno ao ensino presencial.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino remoto; Ensino Fundamental I; Pandemia; Práticas pedagógicas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador