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DE AULAS PRESENCIAIS A AULAS REMOTAS: AS INICIATIVAS DOS PROFESSORES /ESCOLAS PARA ATENDER AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO 1º. AO 3º. ANOS, DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

CERVI, Nicole De Geus ¹; MARTINS, Pura Lucia Oliver ²
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Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa de iniciação científica é parte do projeto: A reconfiguração da prática pedagógica dos professores frente as demandas da educação no contexto da pandemia: da prática presencial à remota, princípios orientadores para a formação docente, aprovado pelo CNPq, chamada 04/2021 – bolsa produtividade em pesquisa. Tem em vista desenvolver a sistematização de princípios orientadores para a formação teórico-prática de professores dos vários níveis de ensino. Essa proposição decorre das mudanças ocorridas nas instituições sociais, dentre elas a escola, com o advento da pandemia covid-19 as quais mostram que naquele momento histórico, os problemas da prática pedagógica incluíram o desafio da mudança do ensino da modalidade presencial – remota – presencial e a necessária formação dos professores para esse novo contexto. OBJETIVOS: Elaborar um caderno de experiências de ensino remoto e outras formas de atendimento dos estudantes com limites de equipamentos para acompanhar as atividades remotas desenvolvidas pelos professores, tendo em vista viabilizar a troca de experiências entre eles. MATERIAIS E MÉTODO: Para a realização desse trabalho utilizou-se da abordagem qualitativa de pesquisa, a qual foi desenvolvida em quatro etapas: levantamento do estado do conhecimento, através da produção de uma tabela do estado da arte, definição do campo de pesquisa, no qual foi delimitado escolas públicas e particulares vigentes no período da pandemia do estado do paraná, realização de observação em sala de aula, visando compreender o retorno ao atividades presenciais e as habilidades sociais, psicossociais, cognitivas e emocionais dos educandos, entrevistas com as educadoras e , por fim, a elaboração do caderno de atividades. RESULTADOS: Produziu-se a partir do levantamento das entrevistas e atividades dos professores, um caderno de atividades composto por QRcodes para videoaulas e atividades escaneadas produzidas durante o período da covid-19. Nele estão contidas as seguintes matérias: história, língua portuguesa, matemática, geografia, artes, educação física, ensino religioso e ciências. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a produção deste caderno de experiência é de fundamental importância porque poderá contribuir com a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, servindo como uma fonte de referência para o retorno às aulas presenciais, como também para os programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino remoto; Ensino Fundamental I; Pandemia; Práticas pedagógicas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador