HISTÓRIA DA FÍSICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
INTRODUÇÃO: Esse estudo observou a história dos motores de combustão, e ainda pretendia evidenciar como os princípios científicos foram a base para transformar as ideias teóricas em tecnologias revolucionárias em determinadas épocas. Mediante a compreensão dessas conexões, pode-se enriquecer a grande engenhosidade dos inventores desses períodos, e extrair lições valiosas para a contínua busca por inovação e sustentabilidade nas tecnologias do futuro. OBJETIVOS: O objetivo geral deste estudo foi o de realizar uma investigação sobre o desenvolvimento, a evolução tecnológica e os impactos dos motores de combustão durante o início do processo de industrialização. MATERIAIS E MÉTODO: Nesse texto, se destaca a influência de figuras proeminentes, como James Watt, Robert Stirling, Nikolaus Otto, Rudolf Diesel que desempenharam papéis importantes na criação e desenvolvimento de diferentes tipos de motores de combustão, em um primeiro momento. RESULTADOS: O entendimento crescente das leis termodinâmicas e a aplicação criativa desses princípios por engenheiros e cientistas foram fundamentais para a transição de ideias teóricas para tecnologias revolucionárias, mas fica as barreiras dos resíduos que esses motores trazem ao nosso meio ambiente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que esta pesquisa ajudou a entender as ações de vários estudiosos como a de Robert Stirling ao introduzir o motor de combustão externa e, Nikolaus August Otto e Eugen Langen na criação da combustão interna, passos importantes para a história dos motores.
PALAVRAS-CHAVE: Máquinas térmicas; Motores a combustão; História da Ciências.