EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS SABERES DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
INTRODUÇÃO: Essa pesquisa tem como objetivo analisar como os docentes justificam e interpretam o papel da educação para as mudanças climáticas na visão da complexidade e transdisciplinaridade. OBJETIVOS: Analisar como os docentes justificam e interpretam o papel da educação para as mudanças climáticas na visão da Complexidade e Transdisciplinaridade. Objetivos específicos: Identificar as concepções dos professores de Ensino Médio sobre as mudanças climáticas; Verificar as concepções dos professores do Ensino Médio sobre transdisciplinaridade. MATERIAIS E MÉTODO: Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada a partir de estudo bibliográfico e pesquisa de campo a partir de entrevistas semi-estruturadas com professoras de Ensino Médio de duas escolas públicas em Curitiba, PR. RESULTADOS: O estudo realizado a partir de artigos produzidos sobre o tema Educação para as mudanças Climáticas, demonstrou que ainda predomina a abordagem tradicional que tende a ser fragmentada e disciplinar, limitando a compreensão e a resolução dos problemas complexos relacionados ao clima. A análise das respostas das professoras entrevistadas à luz da teoria, mostrou que as docentes encontram dificuldade encontrados foi a grande dificuldade em abordar temas que envolvem aprofundamento científico e ainda o desafio em engajar os estudantes para essa compreensão e sensibilização. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acredita-se que os resultados deste projeto podem contribuir para o aprimoramento das práticas educacionais relacionadas à educação para as mudanças climáticas, utilizando a visão e implicações já realizadas pelos docentes para entender qual a melhor abordagem da complexidade e transdisciplinaridade dentro do ambiente de ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Educação básica; Mudanças climáticas; Complexidade etransdisciplinaridade.