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ECOFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL : PRÁTICA DOCENTE PÓS PANDEMIA COVID-19, O QUE MUDOU?

MORAIS, Maria Eduarda Vilha ¹; PEDROSO, Daniele Saheb ²
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Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Pesquisa desenvolvida por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), ofertada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná
(PUCPR) com foco Educação Ambiental. Diante desse contexto, emergem algumas
questões pertinentes, como a qualidade da prática docente em Educação Ambiental
dos professores de Educação Infantil junto às crianças desde a mais tenra idade. OBJETIVOS: Diante desse contexto, emergem algumas
questões pertinentes, como a qualidade da prática docente em Educação Ambiental
dos professores de Educação Infantil junto às crianças desde a mais tenra idade.
tem-se como objetivo geral: Caracterizar no contexto pós pandêmico, práticas docentes de Ecoformação,
que priorizem a relação da criança com a natureza, privilegiando as dimensões
transdisciplinares na visão da Complexidade. MATERIAIS E MÉTODO: Para o referencial teórico desta pesquisa, se buscou subsídios em
livros, artigos e leis que contemplem a Educação Ambiental dentro da Educação
Infantil, consequentemente optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizado como técnica
de pesquisa, a observação – e roteiro de observação, como coleta de dados, assim
como a análise do plano de aulas disponibilizado pelo colégio. RESULTADOS: Durante as
observações, foi possível analisar o incentivo por parte dos docentes na interação da
criança com o meio que estava inserida, os alunos compreendiam a importância de
seu papel dentro do ambiente escolar, trazendo um pensamento ecoformador, uma
vez que este pensamento explica que é impossível dissociar o ser humano da
natureza, além de trazerem o pertencimento do aluno dentro do meio ambiente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Devese lembrar que o professor além da docência é pesquisador, mediador, incentivador
e ser humano. Além de seu dever como docente, tem o dever como cidadão, não seria
possível introduzir a criança em um contexto que trate sobre a Educação Ambiental,
se o professor não está inserido em conjunto.

PALAVRAS-CHAVE: Ecoformação; Educação Infantil; Prática Docente; Pandemia; Educação Ambiental

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador