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A MULHER NA IMPRENSA PARANAENSE: ELEMENTOS DE EDUCAÇÃO E COMO E PARA QUE SER MULHER (1930-1950)

DUARTE, Cecília De Moraes ¹; CORREA, Rosa Lydia Teixeira ²
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Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Este estudo analisa representações sobre a mulher na imprensa paranaense nos anos de 1930 e 1950, por meio de dados obtidos de matérias publicadas sobre a mulher no jornal “Diário da Tarde”. Teve como proposito analisar as representações sobre a mulher contidas em tais matérias, no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Os resultados indicam para diferentes representações sobre a mulher nesse tipo de imprensa. Tais representações são veiculadas por meio de distintos modos: propagandas de medicamentos, de produtos de beleza feminina, de cigarro, de moda; mulheres jovens em anúncios de eletrodomésticos; atividades artísticas e literárias; anúncios médicos e de ofertas trabalhos (cozinheira, arrumadeira), casamento, violência contra a mulher, mulher solteira, fragilidade, delicadeza feminina, mulheres na França; balé, matéria sobre cozinheira que mantinha costumes do local de origem; imigrantes assediando jovens mulheres. Vale dizer que matérias sobre propagandas com foco no feminino são bastante repetitivas nas sucessivas edições do jornal. Essas matérias exercem função educativa, por meio das distintas representações que o jornal publica sobre a mulher ao veicular esses tipos de informações, bem como sobre mudanças de comportamentos femininos naqueles tempos. Portanto, esse jornal exerce função particular, como veículo de comunicação, de divulgar modos de conceber a mulher naquele momento histórico. OBJETIVOS: O trabalho teve como propósito analisar as representações sobre a mulher contidas em matérias publicadas no jornal DIario da Tarde. MATERIAIS E MÉTODO: Os dados foram obtidos de matérias publicadas sobre a mulher no jornal “Diário da Tarde”. no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. RESULTADOS: Os resultados indicam para diferentes representações sobre a mulher nesse tipo de imprensa. Tais representações são veiculadas por meio de distintos modos: propagandas de medicamentos, de produtos de beleza feminina, de cigarro, de moda; mulheres jovens em anúncios de eletrodomésticos; atividades artísticas e literárias; anúncios médicos e de ofertas trabalhos (cozinheira, arrumadeira), casamento, violência contra a mulher, mulher solteira, fragilidade, delicadeza feminina, mulheres na França; balé, matéria sobre cozinheira que mantinha costumes do local de origem; imigrantes assediando jovens mulheres. Vale dizer que matérias sobre propagandas com foco no feminino são bastante repetitivas nas sucessivas edições do jornal. Essas matérias exercem função educativa, por meio das distintas representações que o jornal publica sobre a mulher ao veicular esses tipos de informações, bem como sobre mudanças de comportamentos femininos naqueles tempos. Portanto, esse jornal exerce função particular, como veículo de comunicação, de divulgar modos de conceber a mulher naquele momento histórico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Embora este seja um relatório final, as conclusões da pesquisa são parciais, porque atrelada a outro plano que envolve um período anterior, a partir do qual será preciso estabelecer comparações para analisar se houve ou não mudanças em relação as representações divulgadas nesse periódico sobre a mulher. Tendo em conta os dados sobre anos de 1940 e 1450 é possível antever que as propagandas envolvendo mulheres diminuem no ano de1950 em relação a 1940, principalmente aquelas envolvendo remédios.

PALAVRAS-CHAVE: Mulher; Imprensa paranaense; Representação; Propagandas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador