Logo PUCPR

ENSINO DE QUÍMICA PELAS DISSERTAÇÕES E TESES DE 2017 A 2022: UM ESTUDO DO TIPO ESTADO DA ARTE

MANO, Matheus Menghini ¹; ENS, Romilda Teodora ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Química – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa busca compreender como está o ensino de Química na educação básica por meio das dissertações e teses disponíveis na BDTD, de 2017 a 2022. Pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa: “Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais” – POFORS do PPGE/PUCPR, que integra a rede de pesquisa sobre Profissionalização Docente – Cátedra da UNESCO, coordenada pelo CIERS-ed/FCC. OBJETIVOS: Realizar um estudo do tipo “Estado da Arte”, tendo por base as Teses e Dissertações produzidas, de 2017 a 2022, por mestrandos e doutorandos, disponibilizados na BDTD sobre o ensino de Química na Educação Básica, no Brasil sobre os aspectos estudados, efeitos/impactos e representações dos pesquisadores sobre o Ensino de Química na Educação Básica no Brasil. MATERIAIS E MÉTODO: Sobre a construção dos dados, objeto de análise de pesquisa do tipo “Estado da Arte”, realizamos um levantamento de 129 trabalhos, a partir da leitura na íntegra dos títulos, resumos e palavras-chave das teses e dissertações disponíveis na BDTD de 2017 a 2022. Esse processo foi utilizado por apresentar trabalhos que fogem do tema (ensino de química e educação básica). A busca objetivou levantar trabalhos sobre o ensino de Química na Educação Básica e foram sistematizados em REDUC’s e constituíram o corpus processado pelo, software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), o que permitiu análises de corpus textuais. A análise foi realizada com apoio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e aporte Teórico da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2003. RESULTADOS: As 129 trabalhos, sendo 86 dissertações e 43 teses que se aproximam do tema, produzidos mestrando e doutorandos de 2017 a 2022, sobre ensino de química na educação básica, foram lidos na íntegra. Os resumos após sistematização do corpus foram processados pelo software IRAMUTEQ, o qual gerou a nuvem de palavras, que nos indicou as palavras de maior ocorrência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise interpretativa revela a importância da pesquisa como norteadora da prática pedagógica no ensino de química, bem como a valorização dos professores como mediadores nesse processo de aprendizagem. Essas descobertas fornecem informações valiosas para melhorar as práticas educacionais no campo de ensino da química, além de destacar a necessidade de promover um ensino reflexivo, com base em pesquisa para estudantes de química mais críticos, participativos e engajados. Esses resultados ressaltam a necessidade de uma mudança de paradigma no ensino de química na educação básica, bem com o afastamento de métodos puramente tradicionais e centrados no professor. Ao invés disso, é essencial fomentar a participação ativa dos estudantes por meio de atividades investigativas, experimentação e resolução de problemas, em que a pesquisa exerce um papel fundamental.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de química; Educação básica; Pesquisa; Biblioteca de teses e dissertações (BDTD); Estado da arte.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador