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FATORES QUE INTERFEREM NA AÇÃO PEDAGÓGICA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA EM CURITIBA, PR

LOPES, Julia Palermo ¹; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski ²
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Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa trata das dificuldades que professores iniciantes que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, PR enfrentam nesse momento de suas carreiras. OBJETIVOS: O objetivo geral deste estudo foi investigar os fatores que interferem na ação pedagógica de professores iniciantes que atuam em escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, PR. Os objetivos específicos foram: contextualizar a Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, PR; investigar o que as pesquisas acadêmicas apontam sobre os fatores que interferem na ação pedagógica de professores iniciantes que atuam na Educação Infantil; conhecer as percepções de professores iniciantes que atuam em escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba, PR, sobre os fatores que interferem na ação pedagógica; identificar como os fatores interferentes contribuem para a construção da profissionalidade docente. MATERIAIS E MÉTODO: Primeiramente, teses, dissertações e artigos científicos foram localizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES, por meio de descritores como “professor iniciante” e “professores iniciantes + educação infantil”, buscando observar o que os autores diziam sobre o conceito de professor iniciante, o papel da docência, a constituição da identidade do professor e histórias de vida de professores. Após, foram realizadas pesquisas com cinco professoras iniciantes atuantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba, PR, a fim de descobrir quais fatores interferiam em suas práticas pedagógicas, seguidas pelo estudo e categorização dos dados coletados nestes questionários. RESULTADOS: A primeira categoria abordada foi “História de vida”, que buscou entender quais as motivações das entrevistadas para a escolha da profissão docente. Em seguida, a categoria “Profissão docente” permitiu a compreensão sobre quais são as dificuldades que as professoras encontram em seus cotidianos e de que maneira elas conseguem superar estes obstáculos. Por fim, a categoria “Constituição profissional” apresenta como a superação de tais dificuldades tem constituído as entrevistadas como profissionais docentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao finalizar a análise do conteúdo coletado nas entrevistas, foi possível confirmar a veracidade de estudos teóricos anteriores, os quais afirmam que o início da carreira docente é um período complexo e turbulento, além de ser possível encontrar alguns resultados novos e interessantes para possíveis estudos posteriores.

PALAVRAS-CHAVE: Professor iniciante; Formação profissional; Dificuldades; Carreira docente.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador