Logo PUCPR

FATORES QUE INTERFEREM NA AÇÃO PEDAGÓGICA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRIVADAS EM CURITIBA, PR

OLECH, Livia Maria ¹; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa analisou a realidade e as dificuldades encontradas nas escolas particulares pelos professores iniciantes da educação infantil de Curitiba, PR, tendo como objetivo a compreensão desses obstáculos no cotidiano deles. OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa foi identificar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores de educação infantil nas escolas particulares de Curitiba, PR, com o intuito de averiguar as atuais dificuldades enfrentadas pelos profissionais. E os objetivos específicos foram: contextualizar a Educação Infantil em escolas privadas localizadas no município de Curitiba, PR; investigar o que as pesquisas acadêmicas apontam sobre os fatores que interferem na ação pedagógica de professores iniciantes que atuam na Educação Infantil; conhecer as percepções de professores iniciantes que atuam em escolas de Educação Infantil privadas em Curitiba, PR, sobre os fatores que interferem na ação pedagógica; identificar como os fatores interferentes contribuem para a construção da profissionalidade docente. MATERIAIS E MÉTODO: Como embasamento teórico, foram utilizados autores como Huberman (1992), Nóvoa (2002), Lotumolo (2014), Diniz (2020) e Cardoso (2013). Além do embasamento teórico também foram realizadas buscas na BDTD e na SciELO, com os seguintes descritores: “Professores iniciantes”, “Docentes iniciantes”, “Professores iniciantes e suas dificuldades”, “Início da docência e obstáculos” para efetuar um maior enriquecimento da teoria estudada. Na parte prática da pesquisa efetuamos entrevistas com os professores iniciantes de maneira online, sendo que alguns professores responderam de forma escrita e outros de maneira oral, formando um conjunto de dados que foram analisados e contribuíram para a comprovação da teoria e elaboração do relatório final. RESULTADOS: A primeira categoria desenvolvida foi a “história de vida”, onde se buscou compreender o que levou o profissional a selecionar a profissão docente. Em seguida a categoria “prática da profissão docente”, que pretende observar quais são as principais dificuldades encontradas pelos professores de educação infantil na sala de aula e fora dela, encontrando juntamente as formas e vias que eles utilizaram para enfrentar esses desafios. Por último, a categoria “constituição profissional” foi selecionada para que fosse feita uma junção entre os desafios e como eles constituíram os professores e sua vida profissional ao enfrentá-los. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após a realização das entrevistas, se tornou evidente a comprovação da parte teórica estudada anteriormente, pois todas as dificuldades apontadas pelos autores, artigos e dissertações, são concretizadas na realidade da profissão docente. Também foi perceptível que a maioria das instituições particulares oferecem auxílio em relação aos materiais necessários dentro de sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Docente iniciante; Dificuldades; Desafios; Instituição escolar.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador