Logo PUCPR

A EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO DESIGN

NOGAROTTO, Giovana ¹; CATAPAM, Leandro Tadeu ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Design – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O presente estudo tem como objetivo mapear a experiência de ensino e aprendizagem em disciplinas eletivas experimentais no curso de Design. OBJETIVOS: Buscou-se compreender como essas disciplinas podem aprofundar a formação dos estudantes, complementando a transmissão de informações e conhecimentos voltados para a prática e a inserção no mercado de trabalho. MATERIAIS E MÉTODO: Para atingir esse propósito, foi realizada uma revisão de literatura sobre o conceito de experiência no contexto da Educação, analisando as abordagens de autores como Dewey, Vygotsky, Freire, Kolb e Larrosa. O objetivo foi compreender as diferentes perspectivas sobre a experiência e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. Foi criada uma representação gráfica que relacionou as abordagens da experiência na Educação e o campo do Design e esse resultado condensou as convergências entre os campos e o potencial ao aspecto experiencial do Design. RESULTADOS: Além disso, foi aplicado um questionário com vinte estudantes do curso de Design da PUCPR para captar sua percepção sobre o impacto das disciplinas experimentais em sua experiência de aprendizado. O questionário abrangeu aspectos quantitativos e qualitativos para obter uma visão abrangente das vivências dos alunos. Por fim, foram analisados cinco relatos de experiência de ex-estudantes participantes de disciplinas eletivas para se obter suas conclusões sobre a experiência vivenciada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após a coleta de dados e análise das informações, buscou-se discutir os temas abordados e concluir o estudo. O projeto justificou-se por oferecer um mapeamento da experiência proporcionada pelas disciplinas experimentais no ensino do Design e como a consciência desse termo pontua e amplifica seu impacto nos aspectos educacionais. A base conceitual para compreender tais relações foi estruturada a partir do estudo de ensinagem, enquanto junção de ensino e aprendizagem, fundamentado em autores como Anastasiou, Dewey e Larrosa.

PALAVRAS-CHAVE: Experiência; Design; Ensino; Aprendizagem; Vivência.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador