Logo PUCPR

MODA VIRTUAL: TENDÊNCIA MUNDIAL E IMPACTOS AMBIENTAIS

GUIMARÃES, Sofia Loppnow ¹; SENA, Taisa Vieira ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Design – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O projeto intitulado “Moda Virtual: Tendência Mundial e Impactos Ambientais”, que representa uma pesquisa teórico-prática, com o propósito de examinar a crescente relevância da moda virtual no cenário global. OBJETIVOS: O objetivo principal é compreender o emergente mercado da moda, suas macrotendências comportamentais e de consumo, bem como avaliar o impacto dessas tendências nos futuros cenários mercadológicos e na sustentabilidade do setor. Além de desenvolver uma pesquisa bibliográfica e netnográfica sobre o metaverso e as NFTs, buscando compreender funcionamento da moda digital e seu consumo; levantar dados de investimentos e ações das marcas de moda (de diferentes segmentos) no mundo virtual, visando desenhar o cenário de mercadológico da moda digital; e coletar dados em diferentes mídias sobre o consumo dos NFTs, moda digital e sua relação com seu no meio social e ambiental, a fim de identificar se este pode se desenhar como um caminho possível para a moda sustentável. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa é de natureza aplicada e possui abordagem qualitativa. Seus objetivos são exploratórios, entendendo cenários e buscando construir hipóteses. Os meios utilizados são bibliográficos e netnográficos e contemplam estudos por meio de livros e sites. RESULTADOS: Através do monitoramento de marcas presentes nesse mercado foi observada a convergência surpreendente entre moda e jogos digitais, resultado do avanço tecnológico que tem revolucionado o mercado. Essa convergência tem proporcionado novas e empolgantes formas de consumo e interação entre marcas e clientes, gerando uma maior acessibilidade e atraindo uma diversidade de público para o universo da moda virtual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Contudo, apesar dos avanços tecnológicos e da ampliação do acesso, é essencial ponderar sobre o impacto ambiental desse nicho da moda. Ainda que as vantagens sejam notáveis no aspecto da inovação e interatividade, é importante reconhecer que a sustentabilidade pode não estar recebendo a devida atenção na indústria da moda virtual. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou lançar luz sobre as possíveis questões ambientais que a moda virtual pode acarretar. É fundamental entender como esse segmento pode contribuir para um consumo mais responsável e sustentável, incentivando a indústria da moda a adotar práticas conscientes e ecologicamente corretas.

PALAVRAS-CHAVE: Moda; Virtual; Sustentabilidade; Digital.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador