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CONSUMO DIGITAL, NFTS E METAVERSO: NOVAS OPORTUNIDADES DENTRO DA ÁREA DE DESIGN

OLIVEIRA, Isabele Costa De ¹; SENA, Taisa Vieira ²
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Curso do(a) Estudante: Design – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Em uma sociedade regida pela hipermodernização, onde as inovações tecnológicas vêm se desenvolvendo de maneira exponencial, torna-se essencial o estudo e o entendimento destas tecnologias junto a posição do zeitgeist atual uma vez que estas transformações tecnológicas adentraram a vida dos indivíduos de maneira irreversível. Este trabalho pretende identificar eventuais oportunidades dentro da área do Design junto a estas transformações tecnológicas que vêm modificando o consumo digital, o cyberespaço e sua cybercultura. OBJETIVOS: Tem-se por objetivos, buscar subsídios teóriocos-conceituais sobre a atual revolução tecnológica que viabiliza o ambiente virtual metaverso e seu ciberespaço; Analisar as caracteríscias a cerca do processo de formação das interações e comunicações individuais, sociais e de mercado e correlacionar no âmbito da cibercultura como se constitui esse comportamento dentro do ciberespaço; Investigar e determinar possíveis implicações comportamentais da implantação destas tecnologias exponenciais apurando áreas do Design que possam oferecer soluções alternativas eficientes e otimizadas neste ciberespaço. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa é de natureza aplicada e possui abordagem qualitativa. Seus objetivos são exploratórios, entendendo cenários e buscando construir hipóteses. Os meios utilizados são bibliográficos e netnograficos e contemplam estudos por meio de livros e sites. RESULTADOS: Os dados coletados através do levantamento foram analisados por meio de pesquisa netnográficas relacionadas ao tema a fim de constatar os conceitos e estruturações do metaverso e seu modelo de consumo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que as a contribuições das evoluções tecnológicados tem caminhado para um modelo de sociedade em rede e que se mantem das tecnologias para movimentar o mercado. Constatou-se também que o metaverso por sua vez ainda se mantem em um estágio de construção e que o papel do design neste novo capítula do ciberespaço e cibercultura é fundamental no modo com que os indivíduos interagem com este ambiente virtual de modo a convidar outros profissionais a se aprofundarem no tema com o propósito de se construir um metaverso com princípios de inclusão, diversidade, equidade, acessibilidade e segurança.

PALAVRAS-CHAVE: Consumo Digital; Design; Metaverso; NFT; Cibercultura.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador