Logo PUCPR

TENDÊNCIAS DO CONSUMO FASHION E O IMPACTO SÓCIOAMBIENTAL

SOUZA, Letícia Maria De Andrade Pereira Mendes De ¹; SENA, Taisa Vieira ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Design – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Quando o consumismo passa a ser uma das questões mais emblemáticas na sociedade pós-moderna, identificar suas consequências e motivações torna-se essencial para a inovação. Este trabalho pretende identificar os processos da edificação do modelo fast fashion – modelo de produção que avançou nas últimas décadas – relacionando-o ao cenário de consumo atual e seu impacto socioambiental. OBJETIVOS: Analisar o modo de produção na moda rápida, a manipulação do consumidor através da publicidade, as consequências da produção exacerbada na sociedade e no cenário ambiental, visando encontrar soluções de mercado alternativo mais viáveis e sustentáveis; Pesquisar a história da moda para identificar o momento e contexto histórico da introdução do fast fashion; Desenvolver pesquisa bibliográfica acerca dos processos dentro da indústria da moda rápida e métodos utilizados para o desenvolvimento rápido de novas coleções e sua influência nos consumidores; Realizar pesquisa netnográfica de modelos mais sustentáveis dentro da indústria fashion, visando identificar seus funcionamentos e como são mais benéficos a sociedade e ao meio ambiente; Traçar um paralelo entre os cenários analisados nas esferas ocidental e oriental, buscando estabelecer relações comparativas na intervenção do mercado de vestuário entre ambos; Observar os parâmetros culturais e de consumo ao longo das décadas, visando obter perspectiva quanto ao panorama atual sobre o consumismo e suas motivações. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e netnográfica, de três diferentes meios: artigos, documentários e livros, em forma de documentação. RESULTADOS: Os dados coletados através da pesquisa foram analisados por meio de comparações bibliográficas que, ao serem postas em comparação, apresentam um cenário abrangente sobre os impactos ambientais e sociais calçados por empresas ocidentais em regiões pobres do oriente, além de alternativas mais sustentáveis que combatem o fast fashion CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o impacto causado pelo consumo sem consciência e a produção de vestuário desenfreada causam poluição, formação de aterros, trabalho em condições insalubres e uma sociedade individualista e vazia. Uma alternativa possível é a moda circular, com os modelos dos brechós e do upcycling, trazem um impacto positivo para o consumo, mas não o diminui. O ato de consumir está intrínseco na sociedade a décadas, as informações sobre os estragos causado pelo consumo desenfreado estão mais presentes nas rotinas e mídias sociais, então buscar por opções mais sustentáveis de consumo é uma lenta evolução para uma possível redução de consumo.

PALAVRAS-CHAVE: Moda; Fast Fashion; Modelo de produção; Consumo sustentabilidade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador