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GESTANTES CURITIBANAS E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

VARANO, Natália Gardin ¹; WERNECK, Renata Iani ²
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Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A educação é um pré-requisito para a saúde, uma vez que atua no desenvolvimento de habilidades e competências, que geram conhecimento, que contribuem para a melhoria da saúde. O letramento em saúde (LS) é a habilidade de interpretar e compreender assuntos e informações sobre saúde, a fim de colocá-las em prática. A tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) trouxe consigo as redes sociais, que hoje são meios usados para conectar pessoas e gerar a disseminação da informação, também servindo como meio de educação em saúde. OBJETIVOS: O presente estudo tem como objetivo analisar e entender a importância dos TICs nos processos de educação em saúde, além disso, avaliar o impacto que essa nova realidade, trazida pela covid-19, trouxe no quesito letramento em saúde a partir das mudanças dos meios de comunicação. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia desse projeto é aninhada a uma coorte de gestantes e seus filhos, utilizando dados de uma subamostra de gestantes incluídas na “Coorte de Saúde Materno-Infantil de Curitiba, PR (COOSMIC)”, sendo conduzido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Para a análise dos dados foi realizado uma construção de uma base de dados a partir da planilha eletrônica Excel® (Microsoft, 2013), no qual, foi esquematizado e organizado os dados extraídos a partir das redes sociais YouTube®, Instagram® e WhastApp®. RESULTADOS: Os principais temas debatidos pelas gestantes foram: medicamentos no período pós-parto,vacianção, introdução alimentar, primeiros dentinhos, plano de parto e alimentação durante a gestação. Além disso, nas análises de discurso foi possível compreender como as gestantes se apoiam na rede que formam, além de entender que informações incorretas são repassadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como conclusão foi possível observar que as redes sociais se tornaram uma ferramenta muito importante na disseminação de informações de assuntos sobre saúde materno-infantil, e ainda, foi observado que há uma interação e um interesse das mães e gestantes sobre os assuntos relacionas a saúde.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação em saúde; Educação em saúde; Letramento em saúde; TIC; Saúde materno-infantil.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador