Logo PUCPR

FATORES QUE INTERFEREM NA AÇÃO PEDAGÓGICA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES DOS ANOS INICIAIS DA REDE PRIVADA

SILVA, Eduardo Collete Da ¹; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: No decorrer de sua formação inicial, o futuro professor se apropria de inúmeras teorias a serem operacionalizadas na prática docente. A formação inicial de professores, portanto, corresponde à instrumentalização para o exercício da atividade pedagógica. Contudo, ao se deparar com seu objeto de trabalho, o docente é submetido a inúmeras tensões relacionadas ao cotidiano e deve adaptar o que foi aprendido às necessidades do seu trabalho no dia a dia. OBJETIVOS: O objetivo geral que decorre da pergunta de pesquisa é: investigar os fatores que interferem na ação pedagógica de professores iniciantes que atuam nos anos iniciais em escolas da rede privada de ensino em Curitiba, PR. MATERIAIS E MÉTODO: Em um primeiro momento, ocorreu a exploração, análise e reflexão sobre todo o conteúdo selecionado que abordasse o tema “dificuldades e desafios de professores iniciantes dos anos iniciais da rede privada de ensino”, e de textos que motivassem a reflexão sobre a história de vida de professoras. De forma contínua, assim então, iniciando-se uma segunda etapa, para coleta de dados. A segunda etapa para coleta de dados foi planejada para serem realizadas entrevistas (presencialmente ou remotas) com professoras convidadas pelo estudante. Posteriormente, foi alterado o formato de coleta de dados, com a elaboração de questionário com perguntas da entrevista que seria realizada. RESULTADOS: De acordo com as respostas trazidas às perguntas do questionário encaminhado para 7 professoras iniciantes, são apresentados as dificuldades e os desafios que coincidem (ou não) entre as professoras. Organizada em 7 categorias: dificuldades enfrentadas nas relações com a própria instituição; dificuldades encontradas nas relações com os colegas de trabalho; dificuldades nas relações com os alunos dentro e fora da sala de aula; dificuldades nas relações com as famílias dos estudantes; trazendo também informações relevantes referente ao seu processo de formação dentro da escola: como a formação docente inicial poderia ter contribuído mais para a prática em sala de aula?; o acesso à formação docente continuada e suas contribuições; e um relato de um momento marcante na sua vivência dentro de sala de aula. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo pôde contribuir ampliando perspectivas com relação à vida do professor que ainda está no começo da sua carreira e mostrando as principais dificuldades que os docentes costumam enfrentar no seu dia a dia, durante esse período de ingresso, especificamente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas de Rede Privada.

PALAVRAS-CHAVE: Desafios e dificuldades; Professores Iniciantes; Anos iniciais; Rede privada; Formação de professores.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador