LARGO DA ORDEM: EMOÇÕES DE AMBIÊNCIAS URBANAS
INTRODUÇÃO: Ambiências urbanas podem ser entendidas como recortes de espaços de uso público que são apropriados como áreas de permanência pelos transeuntes. A experiência das ambiências urbanas e suas influências nas emoções humanas têm sido objeto de estudo em diversas obras na literatura acadêmica. A principal questão em foco é como a morfologia e tratamento dos espaços pode influenciar relações de pertencimento e convivência. OBJETIVOS: O objetivo geral deste pesquisa é investigar as experiências sensoriais de ambiências urbanas que convidam à permanência e empatia. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um Estudo de Caso, no Largo da Ordem, em Curitiba, PR. A metodologia foi dividido em quatro etapas. A primeira consiste na estruturação da fundamentação teórica, apoiada em métodos exploratórios e descritivos. A segunda etapa foi a delimitação das ambiências de estar a partir de fotos, imagens satélites e observações em campo. A terceira etapa foi desenvolvida por meio de interpretações sensoriais, procurando explicar as emoções expressas nas relações que se estabelecem nos lugares de permanência através de fotos e observação em campo, formando como resultado o painel de emoções que foi avaliado na quarta etapa de análises de empatia. RESULTADOS: Observa-se que a área de estudo delimitada pode ser dividida em cinco ambiências distintas, considerando características morfológicas da paisagem. Em todos elas relações de integração social foram destacadas, sendo mais intensas e animadas em dias de eventos (feiras e festas) e mais contida entre a comunidade de comerciantes locais durante a semana. Os aspectos históricos e festivos foram as principais características que convidam a permanência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa, embasada em diversos estudos e abordagens sensíveis, promove uma compreensão mais profunda das conexões entre os cidadãos e seu ambiente urbano, possibilitando um planejamento mais eficaz dos espaços e gerando um impacto positivo na relação indivíduo-entorno.
PALAVRAS-CHAVE: Ambiências urbanas; Permanência; Bem-estar; Pertencimento; Identidade.