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A MÚSICA NO GÊNERO DE HORROR NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

SCHMIDT, Bruna Leucz ¹; MENDONCA, Joezer De Souza ²
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Curso do(a) Estudante: Produção Musical – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Música – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A produção do cinema do gênero horror no Brasil tem crescido no século XXI e esse aumento suscitou o interesse em verificar se suas trilhas sonoras reproduziam técnicas e estratégias do cinema de horror estrangeiro e/ou inseriam elementos musicais tradicionalmente ligados à música brasileira. OBJETIVOS: Esta pesquisa se propõe a analisar as trilhas sonoras de filmes brasileiros contemporâneos do gênero horror a fim de averiguar os elementos de musicalidade popular brasileira presentes na sua composição. MATERIAIS E MÉTODO: No decorrer deste estudo, focamos em sete filmes nacionais lançados entre 2012 e 2022, buscamos literatura de referência sobre o cinema nacional de horror e sobre a produção de trilhas sonoras e observamos as semelhanças e contrastes entre suas trilhas e os aspectos relacionados à musicalidade brasileira. RESULTADOS: Constatamos que, para além da presença ou ausência de elementos da brasilidade nas trilhas estudadas, havia aspectos sociais do enredo que mobilizavam uma estratégia contextualizada de criar e inserir trilhas musicais para além do reforço sonoro de cenas de terror e mistério. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em nossa perspectiva, a música nestes filmes se apresenta mais do que simples acompanhamento, auxiliando a condução de narrativas que, muitas vezes, retratam condições socioeconômicas que são as autênticas fontes de medo dos personagens dos filmes.

PALAVRAS-CHAVE: Trilha sonora; Cinema nacional; Horror.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador