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ANÁLISE DE SENTIMENTO E ENGAJAMENTO DE TWEETS DE CANDIDATOS AO CARGO DE GOVERNADOR EM 2022

SANDTNER, Gabriela De Oliveira ¹; VIACAVA, Juan Jose Camou ²
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Curso do(a) Estudante: Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Existem uma série de estudos indicando uma relação entre manter uma base de relacionamento, assim como um maior engajamento com os seguidores com resultados econômico-financeiros de empresas. Nesta linha, outros estudos indicam que estas relações também ocorreriam no setor político-eleitoral, em que bons resultados na base de relacionamento e engajamento estariam relacionados com o sucesso eleitoral dos candidatos. OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo explorar a relação entre os tweets dos candidatos ao cargo de governador do estado do Paraná e/ou outros em 2022, com métricas de engajamento digital, sentimentos dos tweets e das respostas e os votos recebidos no primeiro turno das eleições. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo adotou uma abordagem transversal longitudinal, coletando informações ao longo do tempo para uma amostra de candidatos, relacionando análise destes com dados de votos do 1º turno dos candidatos obtidos no site do TSE. A primeira etapa da pesquisa consistiu na revisão da bibliografia, abrangendo temas como marketing político e eleitoral, engajamento digital e análise de sentimentos. Na segunda etapa, foi realizada a coleta de dados no Twitter, incluindo os perfis, tweets dos candidatos e suas respostas, que foram submetidos à análise de sentimentos por meio do algoritmo VADER. RESULTADOS: Os resultados indicaram que existe uma relação significativa entre o número de seguidores, o engajamento e os votos recebidos no 1º turno. Por outro lado, a relação entre a análise de sentimento e os votos se mostrou fraca e/ou não significativa – dependendo da polaridade dos tweets. Entretanto, estes resultados devem ser tratados com cautela, pois o próprio número de seguidores e engajamento pode ser um reflexo de uma base já disposta a votar no candidato – ou seja, por já ter valores, crenças e intenção prévia de votar no candidato, por isso está seguindo-o. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, a estratégia de comunicação ativa e frequente nas redes sociais pode ser considerada um fator-chave para o sucesso político no meio digital. Embora os sentimentos expressos nas interações com os candidatos não tenham apresentado uma relação forte com a quantidade de votos recebidos no primeiro turno, a análise dos sentimentos pode ser útil para adaptar as estratégias de comunicação e direcionar os esforços de campanha de forma mais eficiente. Os resultados desta pesquisa contribuem para o entendimento da relação entre o uso das redes sociais, o engajamento dos seguidores e o desempenho eleitoral, fornecendo subsídios para aprimorar as estratégias de comunicação política no ambiente digital.

PALAVRAS-CHAVE: Twitter; Engajamento digital; Análise de sentimentos; Eleições; Marketing político.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador