A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA BIOÉTICA DELIBERATIVA
INTRODUÇÃO: Este artigo apresenta uma revisão integrativa sobre a aplicação da Comunicação Não Violenta (CNV) em estudos científicos. OBJETIVOS: Os objetivos deste trabalho foram caracterizar as pesquisas científicas que utilizam a CNV e avaliar sua potencialidade no ensino da bioética deliberativa. MATERIAIS E MÉTODO: Foram realizadas buscas em plataformas acadêmicas, resultando em 63 artigos nacionais e 55 internacionais selecionados para análise. A maioria dos artigos brasileiros adotou uma abordagem teórica, enquanto a pesquisa internacional demonstrou uma considerável quantidade de estudos práticos, no entanto em ambas predominam pesquisas qualitativas e bibliográficas. As investigações contemplaram predominantemente as áreas de educação/humanidades e biológicas/saúde. RESULTADOS: Embora as pesquisas agregaram temas diversos como cultura, epistemologia, instituições de ensino, formação docente, formação estudantil, social, subjetividade, intersubjetividade, trabalho e jurídico, houve predomínio do trabalho no cenário nacional e da formação estudantil no internacional. Os valores de empatia e compaixão, inerentes à CNV, foram identificados como fundamentais na Bioética. Ao incorporar os princípios da CNV em debates bioéticos, abre-se um caminho para a transformação positiva da forma como as discussões são conduzidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta pesquisa apresentou dados que sinalizam para a efetividade da CNV em instituições de ensino e em processos formativos de professores e estudantes, demonstrando desse modo sua importância em processos de ensino e aprendizagem. A comunicação efetiva, baseada na CNV, pode promover diálogos significativos e deliberações conscientes, especialmente ao lidar com crises e vulnerabilidades humanas.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação não violenta; Bioética deliberativa; Empatia; Compaixão.