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FATORES QUE INTERFEREM NA AÇÃO PEDAGÓGICA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES DOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA

SOUZA, Maria Luiza Forte De ¹; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski ²
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Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O presente estudo buscou investigar quais as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, PR. O problema de pesquisa trata da necessidade de investigações sobre a fase de iniciação à docência, período correspondente ao momento em que o professor enfrenta a busca de encontrar-se, dentro de sua atuação. OBJETIVOS: Os objetivos foram: conceituar professor iniciante; investigar as dificuldades enfrentadas por professores iniciantes que atuam na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, PR; analisar as condições de trabalho dos professores pesquisados e contextualizar a Rede Municipal de Ensino de Curitiba com base em pesquisas documentais e bibliográficas. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa tem caráter bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa. Para melhor se conhecer o campo pesquisado, foi realizado um levantamento de trabalhos publicados a respeito do tema, disponíveis na Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Como apoio teórico, foram utilizadas as obras de Huberman (1992), Nunes (2001), Rocha e Aguiar (2012), Tardif (2012) e outros autores que têm seus eixos temáticos baseados na relação entre professor iniciante e exercício docente. Em seguida, foram analisados dispositivos legais sobre a formação de professores. A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação de um questionário com questões abertas a professores que estão vivenciando seus primeiros anos de docência. RESULTADOS: Os dados obtidos foram organizados em categorias, subcategorias e incidências, de acordo com o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base na análise efetuada, verificou-se que os primeiros anos de exercício docente foram cruciais para a definição do modus operandi dos professores entrevistados e as principais causas que os levaram a escolher a profissão foram o prazer de ensinar, associado ao estudo e o impacto social que a função de professor tem sobre a vida dos alunos. Em contrapartida, as principais dificuldades relatadas foram queixas sobre os casos de defasagem escolar nas instituições onde lecionam e a baixa remuneração.

PALAVRAS-CHAVE: Professor iniciante; Carreira docente; Prática docente; Identidade docente.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador