Logo PUCPR

TECNOLOGIA COMO “VONTADE DE ILIMITADO PODER” EM HANS JONAS: DA HOSTILIDADE À INDIFERENÇA

SALVADOR, Moisés Aloisio De Sennes ¹; OLIVEIRA, Jelson Roberto De ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Hans Jonas se dedicou a investigar sobre a técnica em três de seus principais livros, sendo eles: O Princípio Responsabilidade; Técnica, Medicina e Ética; e Ensaios filosóficos. Para ele, o homem conseguiu sobreviver devido à técnica, mas no período moderno, a técnica deixou de ser algo voltado para a sobrevivência e passou a demonstrar outro objetivo, o mero exercício do poder. A expressão máxima desse poder é a tecnologia, que passou a apresentar grandes riscos de destruição para toda forma de vida. OBJETIVOS: Este projeto possui como objetivo analisar como a tecnologia é uma expressão do niilismo e de que forma ela manifesta a “vontade de ilimitado poder” segundo a filosofia de Hans Jonas, o qual compreende que o niilismo influenciou diretamente a técnica moderna, dado que com o advento da morte de Deus, a vida perdeu sentido e a antiga meta suprassensível deu lugar ao mero exercício do poder, cujo “objeto” é o mundo. Sendo assim, almeja-se analisar o que é tecnologia para Hans Jonas; examinar como e por que a tecnologia se manifesta/mostra como expressão do niilismo; e demonstrar que a tecnologia é uma “vontade de ilimitado poder” e como ela se opõe à responsabilidade humana diante da natureza. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Os livros utilizados para compreensão dos temas abordados de Hans Jonas, foram, especialmente: O Princípio Responsabilidade: Ensaio de Uma Ética para a Civilização Tecnológica (1979), Técnica, Medicina e Ética (1985) e O Princípio Vida: Fundamentos para uma Biologia Filosófica (1966). Além disso, foram realizadas leituras de alguns livros e artigos dos comentadores, especialmente o orientador da presente pesquisa, Prof. Dr. Jelson Oliveira, para compreensão dos temas abordados nos objetivos apresentados. Além disso, de diversas atividades realizadas na PUCPR e promovidos pelo Centro Hans Jonas Brasil, pela Cátedra Hans Jonas e pelo GT Hans Jonas da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). RESULTADOS: Assim, como não existem mais metas a serem cumpridas, a técnica deixou de cumprir o seu fator básico de sobrevivência e passou a expressar o poder, cuja máxima é a tecnologia entregue a si mesma, como uma “empresa” e um “processo” ininterrupto que busca incessantemente se desvincular da ética. Sem nenhum controle ou freio, a tecnologia se caracteriza por uma busca incessante e contínua de mais domínio e poder sobre o mundo por parte do ser humano. Como forma de enfrentamento desse descontrole por parte da tecnologia, Jonas apresenta a ética da responsabilidade, com o intuito de demonstrar para a civilização tecnológica os perigos que a tecnologia já causou e podem causar futuramente – até mesmo ameaçando a exustência da vida no futuro. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ética da responsabilidade busca orientar, por isso, os atos humanos a favor da preservação do meio ambiente, fazendo com que o ser humano não coloque em risco a sua própria existência e também toda vida extra-humano no futuro.

PALAVRAS-CHAVE: Hans Jonas; Niilismo; Tecnologia; Técnica moderna; Vontade de ilimitado poder.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador