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AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃOEM DIREIOS HUMANOS E BIOÉTICA NA AMÉRICA DO SUL

CASTRO, Luis Carlos Ferreira ¹; RENK, Valquiria Elita ²
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Curso do(a) Estudante: Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Este trabalho que tem como tema: As políticas de Educação em Direitos Humanos e Educação em Bioética na América do Sul, em especial os países Suriname, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru, em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos – PMEDH da UNESCO. É uma pesquisa interdisciplinar entre Educação e Direitos Humanos. O recorte temporal corresponde (2010 a 2020), que corresponde a segunda fase do Plano Mundial de Educação em Direitos Humanos, da UNESCO. OBJETIVOS: O objetivo: é identificar e analisar as Políticas Públicas em Educação e Direitos Humanos e Bioética na América do Sul, em todos os níveis de ensino. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia é de uma pesquisa qualitativa, documental e as fontes são as leis, as diretrizes e outros documentos sobre Educação em Direitos Humanos e Bioética dos países anteriormente mencionados. A principal fonte de pesquisa são os documentos oficiais disponibilizados pelos países, tais como leis, constituição, normativas, planos de educação. RESULTADOS: Resultados: foram analisados os seguintes países Suriname, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru e foram comparados um com o outro para observar se estão em concordância com as vigências e constituição de cada país e analisados se os mesmos estão em conformidade com os documentos supranacionais da UNESCO, sobre a Educação em Bioética em Direitos Humanos. Os resultados mostram que os países buscam o acesso a uma Educação de qualidade sem preconceitos e discriminação. Discussão: Estes temas estão interligados entre si, pois a Educação é um direito de todos os indivíduos e isso envolve diretamente a Bioética, que visa este conhecimento moral das pessoas e principalmente em relação ao crescimento tecnológico CONSIDERAÇÕES FINAIS: É dever do Estado garantir os direitos de cada cidadão, principalmente o direito ao acesso e permanência escolar, a uma Educação de qualidade, tendo em vista que a Educação em Bioética é um direito humano assegurado desde o ano 2005, quando a UNESCO adotou por aclamação a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos – DUBDH. As políticas educacionais dos países pesquisados buscam atender as orientações do PMEDH.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Direitos humanos; Bioética; Políticas públicas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador