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INVESTIGANDO AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL

BAI, Amanda Iéteka ¹; RENK, Valquiria Elita ²
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Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O tema desta ´pesquisa é a Educação em Direitos Humanos e a Educação em Bioética nos países da América do Sul, no período de 2010 a 2020 que corresponde a segunda etapa do programa mundial de educação em direitos humanos da ONU. OBJETIVOS: Analisar como as políticas públicas de educação dos países da América do Sul, (Argentina, Bolívia, Brasil, Peru, Paraguai) contemplam e implementam as temáticas de Educação em Direitos Humanos e Educação em Bioética nos diferentes níveis de ensino. MATERIAIS E MÉTODO: é uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental. As fontes de pesquisa foram as leis, normativas, diretrizes que são os documentos oficiais sobre educação dos seguintes países Argentina, Bolívia, Peru, Brasil e Paraguai. RESULTADOS: A pesquisa mostrou que em todos os países pesquisado a educação é um direito humano, e a educação em direitos humanos é implementada pelos países, por outro lado a Bioética não foi localizada. Após analisar os direitos humanos e educação nos países Guiana, Paraguai, Peru, Argentina, Bolívia e Brasil, por meio de documentos oficiais, o Brasil é, por enquanto o pais que tem mais preocupação em relação aos temas abordados neste trabalho, onde além de ter vários órgãos estaduais como ministérios e secretarias governamentais envolvidas, houve maior discussão e responsabilidade na elaboração dos planos nacionais de direitos humanos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Durante o tempo de pesquisa pode-se afirmar que os objetivos foram compridos. Analisou-se a relação entre direitos humanos e educação nos países da América do Sul, e constatou-se que os países estão empenhados em sua implementação. Além da percepção que os direitos humanos estão sendo inseridos aos poucos na educação formal, havendo também a preocupação com as diversificadas culturais, sociais e políticas. A Educação em Bioética ainda não é uma realidade nos países analisados.

PALAVRAS-CHAVE: Educação em Direitos Humanos; Educação em Bioética; América do Sul.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador