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DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE EMOÇÕES DOS MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DE COOPERATIVAS DURANTE O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA POR MEIO DO PROCESSAMENTO DE IMAGENS COM CÂMERA INFRAVERMELHO E OUTRAS METODOLOGIAS DE ANÁLISE DE EXPRESSÕES FACIAIS

HAMBRUSCH, Juliana Lopes ¹; SILVA, Eduardo Damiao Da ²
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Curso do(a) Estudante: Design – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A temática do projeto tem como base a necessidade de aprimorar a teoria da estratégia para estudos que aumentem a capacidade de explicação da estratégia em relação à diversidade de desempenho das empresas. As decisões dos gestores são um tema recorrente nas pesquisas de estratégia, mas com o aumento da adoção de estruturas de governança corporativa, torna-se cada vez mais necessário estudar o processo decisório dos órgãos de governança, sendo o mais importante deles o conselho de administração (CAD). Pois o CAD tem como principal função definir a direção estratégica das organizações e avaliar e aprovar as estratégias elaboradas pela alta administração das empresas. OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa é identificar qual a influência das emoções no processo de decisão estratégica dos conselheiros de administração das cooperativas de saúde do estado do Paraná. MATERIAIS E MÉTODO: Foi desenvolvido o resgate da literatura referente aos tópicos do projeto. Em seguida, a partir da parceria com a equipe da UFPR, que realiza o desenvolvimento da tecnologia, documentos foram disponibilizados que descrevem o projeto de pesquisa, a metodologia utilizada e a fundamentação teórica da tecnologia. Foram realizadas reuniões, entrevistas e discussões com a equipe responsável pelo projeto. Para a análise das ferramentas e softwares, tais como: INTERACT; I-Motions; GSEQ; LINCE; LINCE PLUS; HOISAN, foram utilizadas a análise documental, consulta a manuais de descrição, artigos publicados sobre as ferramentas e com pesquisas que aplicaram as referidas ferramentas. Os métodos utilizados foram: Análise documental e análise de entrevistas, reuniões e debates. RESULTADOS: O projeto das câmeras de infravermelho da UFPR, tem um futuro promissor, mas está em uma fase embrionária. Essa metodologia não possui as características necessárias para agregar na identificação de emoções dos membros do conselho de administração de cooperativas, durante no processo de tomada de decisão estratégica. Dessa forma, o plano de atividades da aluna foi ampliado, incorporando, uma série de ferramentas e softwares, tais como: INTERACT; I-Motions; GSEQ; LINCE; LINCE PLUS; HOISAN. Todas ferramentas foram descritas e analisadas o potencial de aplicação na pesquisa sobre emoções e processo decisório. Todas foram comparadas com a metodologia de câmera infravermelho desenvolvida pela UFPR, revelando que ela precisa de outros elementos para ser satisfatória, tornando sua aplicação inviável em um ambiente controlado. Dentre as ferramentas analisadas, as mais adequadas são as ferramentas INTERACT e LINCE PLUS, que permitem uma análise posterior de vários vídeos sincronizados ao mesmo tempo, com uma variedade de opções de análise e resultados demonstrados em gráficos explicativos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após uma análise aprofundada das questões abordadas neste estudo, fica claro que a utilização do software como uma ferramenta de leitura emocional pelos membros do conselho administrativo do setor de cooperativas de saúde paranaenses, durante a tomada de decisões, é, sem dúvida, válida com potencial significativo para a pesquisa. É relevante que os membros do conselho sejam submetidos a questionários, tanto antes quanto depois das reuniões de decisão, para poderem comparar as informações obtidas pelo software. Além dos questionários, outras abordagens metodológicas poderiam ser incorporadas, o que enriqueceria a abordagem adotada.

PALAVRAS-CHAVE: Estratégia comportamental; Emoções; Governança corporativa; Processo decisório; Cooperativas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador