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CONSTRUÇÃO DE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS

WERLE, Vinicius Nolasco ¹; MADEIRA, Humberto Maciel Franca ²
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Curso do(a) Estudante: Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Resistência a antibióticos é um problema mundial que tem causado milhares de mortes todos os anos, e a crescente disseminação do problema tem levado ao aparecimento de bactérias multirresistentes, popularmente conhecidas como “superbactérias”. Prescrições desnecessárias, abuso, uso inadequado e automedicação são alguns dos exemplos de práticas que contribuem para o aumento da resistência antimicrobiana. Portanto, torna-se de importância crucial a conscientização da sociedade como um todo, sejam profissionais de saúde, produtores rurais e a população em geral sobre o uso correto de antimicrobianos para a redução da disseminação e manutenção da propriedade terapêutica dessas drogas no controle de doenças infecciosas. O Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a conscientização para o uso correto e o entendimento do tema da resistência antimicrobiana como um dos pilares do seu Plano de Ação Global Sobre Resistência Microbiana. No entanto, faz-se necessário que, para a adoção de campanhas, se conheça de antemão o nível de conhecimento da público-alvo, de forma que as campanhas possam suprir a falta de conhecimento e promover mudanças de atitude do público-alvo. Ademais, para que se possa medir a eficácia da campanha, é necessário que elas sigam design experimental adequado. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho foi o de identificar critérios estabelecidos em base científica para selecionar design experimental mais adequado para estudos de eficácia de campanhas, bem como construir um questionário que consiga coletar informações fidedignas do nível de conhecimento do público-alvo da campanha. MATERIAIS E MÉTODO: Foram acessados documentos disponíveis online, sejam artigos científicos, em especial revisões sistemáticas e diretrizes governamentais na área de resistência antimicrobiana (white papers). A construção da campanha obedeceu a recomendações da OMS para esse tipo de estudo, devidamente adaptadas à realidade local. RESULTADOS: Os resultados deste estudo apontaram para o uso de design experimental do tipo estudo longitudinal controlado (com grupo controle) do tipo antes-depois, caracterizado por uma medição anterior e uma posterior à aplicação da intervenção de conscientização. O mesmo questionário deve ser aplicado, portanto, antes e depois da campanha, e diretrizes apresentadas pela OMS recentemente visam resolver o problema de de padronização na forma de coleta dos dados, informações nem sempre baseadas em evidências científicas, a falta de direcionamento das campanhas para doenças prevalentes no público-alvo e falta de customização da campanha para a realidade étnico-cultural desse público. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dados de revisões sistemáticas sobre nível de conhecimento de populações de diversos países revelam significativa heterogeneidade, seja quando se comparam países ricos com países de renda média/baixa, exposição a campanhas de conscientização, nível educacional, profissionais de saúde ou população em geral e faixas etárias. Este trabalho apresenta um questionário construído visando levantar o conhecimento acerca de resistência antimicrobiana e do uso correto de antibióticos, disponível online (https://pucpr.co1.qualtrics.com/jfe/form/SV_bHGx4jBmoTWo1pQ), a ser aplicado a estudantes da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR. Os dados obtidos serão utilizados para o desenho de campanha de conscientização do mesmo público-alvo. A eficácia da campanha será avaliada pela aplicação do questionário após a campanha.

PALAVRAS-CHAVE: Campanha de conscientização; Resistência a antibióticos; Uso inadequado de antibiótico; Conscientização sobre antibióticos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador