Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE MICROBIANA DE SOLO SOB APLICAÇÃO DE ESTERCO LÍQUIDO BOVINO E FERTILIZANTE NPK

SANTOS, Angélica Pagliarini Fabricio Dos ¹; ROCHA, Ana Paula Seron ³; OLIVEIRA, Jullya ³; ZAVIA, Louize Nathalia ³; PIERRI, Leticia De ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A agricultura é uma das atividades mais antigas da civilização, sendo também uma das mais adaptáveis ao longo dos séculos. Nas últimas décadas a principal fonte de adição de nutrientes ao solo foi via adubação NPK – nitrogênio, fósforo e potássio – utilizando fertilizantes sintéticos, sendo substituído parcialmente ou totalmente pelo dejeto líquido bovino (DLB), que apresenta, ainda, o benefício adicional de promover incremento na biodiversidade microbiana do solo. OBJETIVOS: Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de DLB para a diversidade microbiana do solo e para o aproveitamento e ciclagem de nutrientes para a cultura de milheto (Pennisetum glaucum) através de quatro tratamentos diferentes (testemunha, DLB, DLB + fósforo e NPK), a fim de comparar seus efeitos sob a fertilidade solo e sua diversidade microbiana. MATERIAIS E MÉTODO: O experimento foi instalado em vasos na casa de vegetação da Fazenda Experimental Gralha Azul – PUCPR, com delineamento inteiramente casualizado (DIC), com cinco repetições para cada tratamento, em um total de 20 parcelas experimentais. As análises foram baseadas na biomassa fresca de planta e na fertilidade do solo, sendo avaliados os atributos químicos do solo e a matéria orgânica. Adicionalmente à caracterização da fertilidade, uma parcela da amostra coletada foi utilizada para o estudo da biodiversidade microbiana e extração do DNA do solo através do método Random Amplified Polymorphic DNA (RAPD). RESULTADOS: Não houve diferença significativa entre os tratamentos quanto à fertilidade do solo, porém observou-se a significância nos valores de pH e teores de Corgânico entre os tratamentos, resultados relacionados à presença do nitrogênio tanto na composição do NPK quando do dejeto líquido bovino, o que também pode ter impactado no crescimento do milheto, visto que o nitrogênio é um dos principais nutrientes para essa cultura. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Quanto ao estudo da diversidade microbiana e extração do DNA obteve-se uma análise qualitativa dos tratamentos, evidenciando o potencial de uso dessa técnica para a avaliação da diversidade microbiana do solo.

PALAVRAS-CHAVE: Biodiversidade microbiana; Adubação orgânica; Fertilidade do solo; Marcadores moleculares; Pennisetum glaucum.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador