Logo PUCPR

APLICAÇÃO E ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO COVID 19 NA PARÓQUIA SANTO AGOSTINHO, SETOR CABRAL.

FAUSTINO, José Diego Henrique ¹; SIENNA, Ernesto Lazaro ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO:
Esclarece-se que esta pesquisa tem por objetivo verificar as ações realizadas, ou não, nas Paróquias da Arquidiocese de Curitiba, durante o período de pandemia da COVID-19, apresentando o impacto causado nas comunidades. A pesquisa será efetuada na Paróquia Santo Agostinho – Ahú.
OBJETIVOS: 2.1 OBJETIVO GERAL

Verificar, por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, as posturas e as ações junto aos seus fiéis na vivência das ações litúrgicas de culto, formação, encontros, entre outras, durante a pandemia da Covid-19 nas Paróquias da Arquidiocese de Curitiba.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar as instruções e recomendações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Arquidiocese de Curitiba, para a ação das paróquias no contexto da pandemia da COVID 19;
• Verificar, por meio de pesquisa empírica online (por meio de Google Forms) informações, atitudes e opiniões de lideranças (leigos/as, ordenados e consagrados/as) sobre a atuação da paróquia Santo Agostinho – Ahú;
• Identificar a compreensão de Deus no contexto da pandemia e a incidência da pergunta pela sua justiça (teodicéia).
MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem quanti – qualitativa. O estudo está dividido em quatro etapas, a saber:

1º Etapa: Levantamento bibliográfico e documental

2 º Etapa: Oficinas introdutórias

3º Etapa: Instrumento e procedimentos de coleta de dados

4 º Etapa: Análise dos dados

Discussão, sistematização, análise e avaliação dos dados q RESULTADOS: A pesquisa demonstrou que a Paróquia desenvolvou muitas atividades de suporte para a comunidade durante a pandemia, tendo que aprender, sobretudo a lidar com as redes sociais. Além das atividades online com transmissão das missas também ofereceu ajuda material as pessoas mais necessitads socialmente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se concluir que as ações e posicionamentos da Paróquia estudada ao longo da pandemia são resultados de uma conjuntura religiosa e sanitária com ênfase na preocupação com risco real a vida das pessoas. De maneira geral, durante a pandemia, o apoio espiritual oferecido pela Paróquia foi considerado suficiente.
Portanto, diante dos dados analisados, é possível constar que mesmo diante de algumas limitações, principalmente de ordem financeira, a Paróquia estudada desenvolveu ações eclesiais importantes junto à comunidade, resinificando e reestruturando os modos sociais e religiosos contemporâneos durante e pós pandemia da Covid – 19. Com isso, conclui-se que a pandemia evidenciou que a práxis religiosa contemporânea emerge a partir de um processo de reconexão entre o humano, o digital e o sagrado, como no caso da materialização da fé por meio de comunidades eclesiais digitais, quando necessárias.

PALAVRAS-CHAVE: Pandemia; Cuidado Pastoral; Teologia Pública; Solidariedade

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador