Logo PUCPR

ORTODONTISTAS COM MALOCLUSÃO E A INFLUENCIA NA ESCOLHA PARA SE TORNAR UM CLIENTE

BUCHE, Gabriel Ingles ¹; BARK, Mohamad Jamal ³; GASPARELLO, Gil Guilherme ³; HARTMANN, Giovani Ceron ³; BERLESI, Augusto Hideki ³; OBAL, Vinicius ³; MIYAGUSUKU, Luiz Fernando Iyda ³; TANAKA, Orlando Motohiro ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A aparência dentária pode influenciar como os indivíduos são percebidos em termos de atratividade e características pessoais. Por motivos de que pacientes recorrem cada vez mais as mídias sociais para obter informações de profissionais da área da saúde. OBJETIVOS: Avaliar a percepção estética e a credibilidade de ortodontistas frente a imagens dos profissionais com maloclusão e se isso afeta a vontade de leigos em se tornarem clientes. MATERIAIS E MÉTODO: 95 voluntários leigos, avaliaram 6 imagens, de 2 modelos, sendo eles um do sexo masculino e um do sexo feminino. As imagens foram adquiridas de um banco de imagens. As imagens foram editadas juntamente com um profissional, para remover possíveis imperfeições, e feito um recorte na região da boca, para receber as maloclusões, que foram selecionadas através do Índice de Necessidade de Tratamento Ortodôntico (IOTN) das quais: IOTN grau 1(próximo ao ideal) será o grupo controle, IOTN 3 (apinhamento anterior), e IOTN 5 (diastemas), as imagens foram adicionadas no software, com as áreas de interesse mapeadas, para ser realizada a coleta de dados através do rastreamento do olhar e questionários. RESULTADOS: Ortodontista com maloclusão próximo ao ideal (IOTN 1) receberam melhor avaliação de credibilidade e competência com diferença significativa quando comparado aos grupos da IOTN 3 e IOTN 5. Leigos relataram sentir mais confiança em iniciar um tratamento ortodôntico, caso fosse necessário com ortodontistas com IOTN 1. Quanto ao rastreamento do olhar, foi percebido que para os modelos com IOTN 1 a atenção ficou dividida entre a boca e os olhos, enquanto para as IOTN’s 3 e 5 a atenção dos voluntários ficou concentrada mais na boca do que nos olhos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A presença de oclusão próximo ao ideal, interfere na percepção de leigos em relação a credibilidade e confiança, uma vez que ortodontistas com IOTN1 foram considerados mais confiáveis, competentes e profissionais quando comparado a ortodontistas com IOTN’s 3 e 5. Possuindo maior chance de ser escolhido por leigos para iniciar o tratamento ortodôntico.

PALAVRAS-CHAVE: Maloclusão; Rastreamento do olhar; Percepção visual; Mídia social; Credibilidade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador