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OS TEXTOS LITERÁRIOS COMO RECURSO CENTRAL NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

JAQUETTI, Alyne Clug ¹; LAPKOSKI, Graziella Araújo De Oliveira ³; LAPKOSKI, Graziella Araujo De Oliveira ²; RIBEIRO, Joselia ²
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Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os textos literários, ao serem empregados como um recurso central na aquisição de uma língua, possibilitam que os estudantes entrem em contato, aprendam e apreendam a Língua Estrangeira (LE), neste caso a Língua Inglesa (LI), podendo, assim, se comunicar com outrem, refletir a respeito de uma realidade diferente da sua e absorver aspectos tais como a cultura de um povo. De acordo com Santos (2015) o texto literário é subutilizado em sala de aula, uma vez que todo o seu significado literário é esvaziado e esquecido. Nesta perspectiva, percebe-se a necessidade de estudos que evidenciem que os textos literários podem ser uma ferramenta relevante para o ensino/aprendizagem de LE, como recurso central. OBJETIVOS: Distinguir recursos textuais presentes no gênero literário previamente selecionado – Mangá – e indicar as implicações do seu uso e suas aplicações no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso, Língua Inglesa (LI). MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo é qualitativo, segundo Minayo (2001), porque aborda os significados das ações e das relações humanas. É uma pesquisa do tipo bibliográfica no levantamento do referencial teórico e de dados, segundo Gil (2010) e na análise dos dados (TEIXEIRA, 2003). A análise de resultados se fundamenta em estudiosos como Bahktin (1979), Candido (2004), Kidd e Castano (2013) no que diz respeito aos estudos de Literatura; Brown (2007) no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa e Luyten (2012) para os estudos do gênero textual mangá. Além da pesquisa bibliográfica para embasamento teórico, o Mangá “One Piece” foi selecionado e analisado, com base em critérios previamente estabelecidos e no referencial teórico levantado. Na análise, as temáticas, as estruturas narrativas e linguísticas e a interculturalidade foram identificadas e caracterizadas e foram apresentadas aplicações dos recursos textuais selecionados. RESULTADOS: Considerando, entre outros, Kidd e Castano (2013), para quem a leitura pode causar consequências visíveis nos processos cognitivos e afetivos dos indivíduos, entende-se que a narrativa presente nos quadrinhos da obra analisada pode auxiliar o professor, não somente no ensino da língua inglesa, como também de aspectos interculturais relevantes da cultura japonesa. Não obstante, por meio do humor presente na obra é possível trabalhar fatores psicológicos, com a diminuição o filtro afetivo, favorecendo o ensino-aprendizagem. Finalmente, os resultados evidenciam a subutilização de textos literários no ensino de LI, indicando a necessidade de mais pesquisas nessa área em razão da diversidade de recursos disponíveis nos Mangás e na diversidade de gêneros literários disponíveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao final dessa pesquisa, a análise do Mangá One Piece demonstrou que esse gênero pode ser explorado em sala de aula de LI de variadas formas, para promover tanto o aprendizado de língua quanto o conhecimento intercultural. Sendo assim, entende-se que em trabalhos futuros seria interessante a análise compreensiva de outros Mangás, uma vez que a partir de mais pesquisas nessa área, podem ser elaborados materiais didáticos com maior utilização e aproveitamento de textos literários de variados gêneros.

PALAVRAS-CHAVE: Texto literário; Ensino/aprendizagem; Língua inglesa; Mangá.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador