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PUBLICAÇÕES SOBRE ORTODONTIA EM REDES SOCIAIS: VOCÊ ACREDITA EM TUDO?

BERLESI, Augusto Hideki ¹; GASPARELLO, Gil Guilherme ³; HARTMANN, Giovani Ceron ³; BUCHE, Gabriel Ingles ³; OBAL, Vinicius ³; MIYAGUSUKU, Luiz Fernando Iyda ³; TANAKA, Orlando Motohiro ²
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Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: As principais razões pelas quais os pacientes buscam informações nas redes sociais são para obter informações sobre os resultados do tratamento ortodôntico e os tipos de aparelhos. OBJETIVOS: Objetivo de avaliar a percepção da veracidade de posts em mídias sociais de ortodontistas e se esses transmitem credibilidade ao conter informações com e sem evidência científica. MATERIAIS E MÉTODO: Para criar as postagens avaliadas, a ferramenta de busca no instagram foi utilizada separadamente por 3 pesquisas com a hashtags #clearaligners. Três pesquisadores selecionaram 10 posts de perfis públicos de ortodontistas, sendo 5 posts base em evidência científica e 5 posts sem ou com baixa evidência científica. A amostra foi composta por 4 grupos: 175 leigos, 58 estudantes de Odontologia, 102 dentistas (não-ortodontistas) e 50 ortodontistas. A mesma imagem foi repetida para a mesma hashtag e o número de curtidas de cada postagem foi atribuído aleatoriamente. O nome do usuário foi alterado para “ortho.andrea” e para as curtidas, foi nominado como “alisson park”. RESULTADOS: A nota média para o post com evidência cientifica entre leigos foi de 5,42, enquanto para o post sem evidência foi de 5.59. Os posts com evidência marcaram um média de 5,26 para estudantes de Odontologia, 4,55 para dentistas e 4,86 para ortodontistas, enquanto os posts sem evidencia obtiveram médias de 5.98 para estudantes de Odontologia, 5,29 para dentistas e 5,25 para ortodontistas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os ortodontistas foram capazes de perceber diferenças em apenas duas postagens em comparação com a percepção geral (leigos) em relação a postagens sem ou com baixa evidência científica. Ortodontistas obtiveram notas muito parecidas com os demais grupos e os posts sem ou com baixa evidência científica podem influenciar não apenas os pacientes, mas também dentistas e ortodontistas.

PALAVRAS-CHAVE: Instagram; Midia social; Percerpção visual; Evidência científica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador