Logo PUCPR

APLICAÇÃO E ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO COVID 19 NA PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU, SETOR REBOUÇAS.

KATO, Jean Carlos Rodrigues De Freitas ¹; SIENNA, Ernesto Lazaro ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O intuito desse material é apresentar soluções e ações realizadas em tempos de pandemia da COVID 19, analisar o contexto da paróquia e suas atitudes exercidas durante esse período, quais seus impactos na comunidade e como ao longo desse momento crítico a igreja se postou nas suas ações de convivência social e como se redescobriram nessa dificuldade de contaminação. A igreja pesquisada nesse contexto é a paróquia São Carlos Borromeu – Jardim das Américas, Setor Rebouças da Arquidiocese de Curitiba-PR. OBJETIVOS: 2.1 OBJETIVO GERAL

Verificar, diante de pesquisas quais foram as posturas e ações em meio a pandemia COVID-19, como se vivenciou as na prática as ações litúrgicas de cultos, encontros e como se deu a continuidade da formação educacional de fé das paróquias da Arquidiocese de Curitiba.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Analisar as instruções e recomendações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Arquidiocese de Curitiba, para a ação das paróquias no contexto da pandemia da COVID 19;
2. Verificar, por meio de pesquisa empírica online (por meio de Google Forms) informações, atitudes e opiniões de lideranças (leigos/as, ordenados e consagrados/as) sobre a atuação da paróquia São Carlos Borromeu – Jardim das Américas;
3. Identificar a compreensão de Deus no contexto da pandemia e a incidência da pergunta pela sua justiça (teodiceia).
4. Comparar a postura e a atuação das paróquias entre si em relação a dados socioeconômicos e de incidência da COVID no âmbito da paróquia.
MATERIAIS E MÉTODO: Levantamento Bibliográfico e Leitura introdutória. OFICINAS INTRODUTÓRIAS
a) Oficina de introdução à Teologia Pública e documentos orientadores da CNBB e da Arquidiocese de Curitiba;
b) Oficina de introdução à estrutura e dados sociais das Paróquias da Arquidiocese de Curitiba;
c) Oficina de introdução à Pesquisa Social.
RESULTADOS: Seguimos o cronograma conforme nos foi delegado, e todas as etapas foram sendo concluídas com êxito, todas as orientações e cronograma seguiram em curso nos estudos realizados.
Alguns encontros foram realizados via web com as plataformas Zoom e Meet, através desse meio conhecemos os objetivos, caminhos a seguir, metas e as principais ideias para que a pesquisa possa futuramente dar suporte as paróquias em questão.
Todo material foi disponibilizado via Google Drive e nos deu uma base para esse primeiro momento conhecermos as muitas dificuldades que fizeram parte das igrejas nesse momento pandêmico e nos darão o suporte necessário para continuar as pesquisas e posteriormente análise de soluções para ajudar as comunidades a exercer seu trabalho espiritual e social.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pandemia mundial da COVID-19 trouxe muitos desafios, a missão da igreja e a convivência dos fiéis cristãos ficaram ainda mais difíceis pós pandemia, atualmente, mesmo tendo passado por tantas dificuldades, muitos resquícios ficaram e ainda temos muito a aprender na atualidade. É necessário ainda entrar de forma mais veemente nas comunidades religiosas, e sentir como de fato estão se tratando atualmente, o quanto precisam de suporte e principalmente, quais medidas devemos tomar para realinhar todo o contexto eclesial.

PALAVRAS-CHAVE: Pandemia; Covid 19; Paróquias; Projeto; Problemas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador