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TEORIA MORAL DE SKINNER E A EDUCAÇÃO PARA SENSIBILIDADE E O ALTRUÍSMO: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS

SGARBI, Kethleen Pauletto ¹; FREITAS, Valdeci ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: Skinner propõe soluções efetivas para problemas humanos globais através da filosofia Behaviorista Radical. Levando em conta os compromissos filosóficos do Behaviorismo Radical, vários autores fazem alusão ao pragmatismo jamesiano e a visão de mundo plural. Este estudo teórico-conceitual explora a influência do pragmatismo na teoria moral skinneriana e a educação para a sensibilidade. A hipótese desta pesquisa sugere que a dimensão afetiva pode garantir Direitos Humanos Fundamentais e superar situações de sofrimento. Para isso, é necessário aumentar nossa sensibilidade, seguindo uma ética pragmatista e uma educação para a sensibilidade, utilizando dos afetos como mobilizadores para impulsionar mudanças sociais. OBJETIVOS: O presente projeto objetivou analisar como a teoria moral skinneriana, que é marcada por uma visão pragmatista, pode contribuir para a garantia dos direitos humanos fundamentais, mas não pela via tradicional, racional, e sim, pela dimensão afetiva no qual permite pensar alternativas para a solução de problemas humanos globais de tal forma que as emoções e afetos sejam mobilizados em prol das mudanças sociais. MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo teórico-conceitual empregou uma revisão bibliográfica, analisando textos skinnerianos e de comentadores nacionais e internacionais. O foco foi a relação entre Behaviorismo Radical e Pragmatismo, especialmente suas implicações para o projeto moral e social de Skinner. Artigos selecionados de Análise do Comportamento sustentaram as temáticas. Foram buscados em periódicos como “Perspectivas em Análise do Comportamento” e “Revista Brasileira de Análise do Comportamento” com limite temporal de 15 anos. A seleção seguiu critérios de descritores e consistência com o tema ético skinneriano, seguida por análise das categorias conceituais. RESULTADOS: Foram identificadas semelhanças entre o Behaviorismo Radical e o Pragmatismo jamesiano, abrangendo: a interpretação plural do mundo, relação humana com o mundo, crítica a modelos absolutistas, congruência entre visões de mundo entre visão de mundo jamesiana e skinneriana além do critério de verdade baseado em utilidade/eficácia para abordar questões globais humanas. Aspectos relevantes do sistema ético skinneriano foram analisados em conexão com o pragmatismo, incluindo sua ligação com Direitos Humanos e a proposta de Educação para Sensibilidade, visando promover relações humanas empáticas e compassivas como meio de garantir e promover os Direitos Humanos Fundamentais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A teoria moral skinneriana visa resolver problemas sociais através de uma tecnologia comportamental para planejar contingências que promovam a sobrevivência cultural. A conexão entre Análise do Comportamento e o pragmatismo jamesiano revela a inspiração pragmatista subjacente ao Behaviorismo Radical. Uma ética pragmatista impulsiona mudanças sociais reconhecendo a relação entre comportamento e eventos sociais, permitindo intervenções operacionais e mensuráveis alinhadas com justiça social e Direitos Humanos Fundamentais. A união entre teoria skinneriana e a perspectiva pragmatista promove uma abordagem mais justa e equitativa, enquanto uma Educação para Sensibilidade, baseada nos afetos, transforma as relações interpessoais. Isso estimula uma visão otimista de uma sociedade mais compassiva e altruísta, onde a sensibilidade aos outros se traduz em transformações socias significativas.

PALAVRAS-CHAVE: Behaviorismo Radical; Pragmatismo; Ética; Educação para Sensibilidade; Direitos Humanos Fundamentais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador