Logo PUCPR

RELAÇÃO DOS GENES CXCR4, PAX5, IKZF1 COM OS ASPECTOS CLÍNICOS, PROGNÓSTICO E TRATAMENTO DE LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA

SILVA, Bruna Kudo Da ¹; FRANCO, Laura Cinquini ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A leucemia linfoide aguda (LLA) é uma malignidade que afeta a maturação das células B e T com etiologia ainda não esclarecida, mas que apresenta comportamento multifatorial, incluindo variação da expressão gênica. Dentre os genes descritos em sua fisiopatologia, sabe-se que é comum ter acometimento da expressão do CXCR4, PAX5 e IKZF1, e que, dependendo de como esses genes se expressam, podem ocorrer alterações no prognóstico desta leucemia. Dessa forma, esse estudo analisou a expressão desses três genes em crianças portadoras de LLA e controles sadios, e buscou correlacionar os dados de expressão com as características clínicas e prognósticas dos pacientes OBJETIVOS: 2.1 OBJETIVO GERAL
Investigar as implicações da expressão gênica de PAX5, IKZF1, CXCR4 na patogênese da leucemia linfoide aguda infanto-juvenil.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Quantificar a expressão gênica de PAX5, IKZF1, CXCR4 em amostras de sangue periférico de pacientes com LLA de diferentes subtipos.
Investigar possíveis associações entre a expressão de PAX5, IKZF1, CXCR4 e os parâmetros clínicos dos pacientes com LLA, na busca por marcador de relevância clínica, especialmente para prognóstico e resposta ao tratamento.
MATERIAIS E MÉTODO:
Estudo quantitativo experimental retrospectivo o qual contou com a participação de 92 pacientes atendidos no Hospital do Câncer de Londrina. Avaliou-se a expressão gênica por meio de qRT-PCR e fez-se coleta das informações clínicas através de prontuário médico. A estatística foi realizada no programa SPSS Statistics 24.0. RESULTADOS: Foi observado que o PAX5 foi mais expresso em pacientes com LLA-B e menos expresso em pacientes que foram a óbito. Ainda, a LLA-T foi mais frequente em crianças mais velhas e associou-se ao pior prognóstico. O óbito foi mais frequente em pacientes com recidiva. E, a expressão do PAX5 apresentou correlação negativa significativa com a expressão do CXCR4 (p<0,05). CONSIDERAÇÕES FINAIS: A expressão gênica do CXCR4, IKZF1 e PAX5 parece influenciar aspectos clínicos e de prognóstico da LLA infanto-juvenil. A análise da expressão destes genes na evolução da doença pode elucidar outros mecanismos envolvidos na leucemogênese não compreendidos neste estudo

PALAVRAS-CHAVE: Leucemia Linfoide Aguda; PAX5; IKZF; CXCR4; Expressão Gênica

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador