Logo PUCPR

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ANATOMIA MÉDICA: ATLAS FOTOGRÁFICO INDIVIDUALIZADO DA PUCPR

LUZ, João Batista Rodrigues Da ¹; BEGGIATO, Catarina Mayer Soares Ogasavara ³; PEREIRA, Joel ³; ZINK, Paulo Henrique ³; BARROS, Laura Galliano De ³; GOMES, Carlos Jose ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A anatomia humana é uma das mais importantes disciplinas que compõem o ciclo básico nas ciências da saúde e na medicina. Seu estudo, desde a antiguidade contou com o uso de peças anatômicas cadavéricas, com seu conhecimento sendo construído através dos séculos. Hoje, o uso de cadáveres permanece como importante etapa durante a formação de profissionais da saúde, e o uso de diferentes ferramentas para o seu estudo é fundamental para o aprendizado do aluno. OBJETIVOS: O presente estudo traz como objetivo a criação de um Atlas Fotográfico de Anatomia, a partir da catalogação das peças cadavéricas de membro superior (MS) presentes no laboratório de anatomia da PUCPR. MATERIAIS E MÉTODO: o processo de produção das imagens que compuseram o atlas foram [1] catalogação e avaliação das peças anatômicas e suas estruturas: a partir de divisões, as estruturas foram classificadas em essenciais, recomendadas e aceitáveis e avaliadas com relação a seu estado de conservação; [2] captura de imagens fotográficas a partir da avaliação das peças catalogadas: as peças com maiores pontuações, ou estruturas únicas foram fotografadas; [3] edição de cor, remoção de fundo e correção de defeitos e artefatos: utilizando-se do programa Adobe Photoshop [4] identificação e nomeação das estruturas: de forma comparativa com base em grandes Atlas; [5] formatação do atlas. RESULTADOS: Foram catalogadas 271 peças de MS (203 ossos, 44 articulações, 24 estruturas músculo-vasculonervosas); foram listadas, pesquisadas e avaliadas 353 estruturas nessas peças. Desse total, 86 peças foram fotografadas (em média 2 vezes, chegando até 6 fotografias para algumas peças) resultando em 203 fotografias. Ao final do trabalho 49 peças compuseram o atlas com 74 fotos, compondo 33 páginas (15 de osso, 9 de articulações e 19 de estruturas músculo-vForam concluídas 27 páginas – vários fatores limitantes foram os responsáveis por impedir a finalização do atlas e, consequentemente, sua avaliação. A metodologia de avaliação das estruturas se mostrou coerente com as peças selecionadas para as fotos, apesar da avaliação subjetiva ser necessária em alguns momentos; a dificuldade em alcançar um processo metodológico fluído e eficiente teve como consequência o maior tempo para a conclusão das etapas, em especial os de catalogação e identificação das peças. Concomitantemente, a curva de aprendizagem para os processos de captura e edição de imagens contribuiu para um início mais lento de trabalhos. Apesar disso, foi possível construir um extenso banco de dados sobre as peças de MS (revelando lacunas, variações anatômicas e a qualidade das peças do laboratório), além de um banco de fotos (trazendo uma grande quantidade de opções para compor o atlas). asculonervosas). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com esse trabalho, foi demonstrado a possibilidade e iniciado o processo de criação de um Atlas Fotográfico da PUCPR. O material tem como função guiar e facilitar o estudo da anatomia em cadáveres, prática essencial para a disciplina. Foi possível também abrir portas para novos trabalhos – em especial, a avaliação por parte dos alunos do material aqui descrito, após sua conclusão; e novos projetos para os demais sistemas do corpo humano.

PALAVRAS-CHAVE: Anatomia humana; Educação médica; Atlas de anatomia; Material didático; Ciências da saúde.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador