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O MODELO DE IGREJA CORPO NA PRIMEIRA CARTA AOS CORINTIOS 1-4; 12

SANTOS, Kater Vinicius Dos ¹; ARTUSO, Vicente ²
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Curso do(a) Estudante: Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem como título “O modelo de Igreja Corpo na primeira Carta de São Paulo aos Coríntios”. A análise se dará especificamente nos capítulos 1 a 4 e 12. A primeira perícope deve ser entendida dos capítulos 1 a 4, onde Paulo expõe o problema das divisões da comunidade, e ao mesmo tempo propõe três modelos eclesiológicos, a saber, seara, edifício e templo. A segunda perícope é composta pelo capítulo 12. Neste capítulo Paulo expõe sua eclesiologia de Igreja Corpo. OBJETIVOS: De modo geral, a partir da análise das perícopes, busca-secompreender o conceito de corporeidade, presenta na carta, contrabalanceando a concepção semítica e grega. Deste foco geral, saem três objetivos específicos, em primeiro lugar a análise das perícopes supracitadas. Em segundo lugar identificar o conceito paulino de corporeidade, identificando as influências gregas. Em último lugar relacionar o pensamento antropológico paulino como uma possível solução para as divisões em Corinto. MATERIAIS E MÉTODO: Para a fundamentação do trabalho são utilizadas obras que se dedicam ao estudo de Paulo, como também, de sua primeira Carta aos Coríntios. A partir de levantamentos bibliográficos, a investigação direciona-se a um estudo especifico da antropologia paulina. A metodologia do trabalho é de caráter qualitativo bibliográfico. RESULTADOS: A partir de um estudo exegético dos capítulos 1 a 4, Paulo traz à tona, o problema das divisões dentro da comunidade de Corinto. Inicialmente o problema parece estar relacionado aos evangelizadores da comunidade. Nestes capítulos se identifica que além de Paulo passaram pela comunidade, Apólo e Cefas. O problema não é a ação destes, mas que a comunidade se dividiu em pequenos grupos, os de Paulo, os de Apólo e os de Cefas. Contudo o problema é mais profundo, quando Paulo traz a tona a distinção entre a sabedoria grega e a da Cruz. O problema de fato é que os Corintios possuem uma mentalidade de ostentação e de necessidade de ascensão social. Paulo explica que todos os evangelizadores vieram por causa de Cristo, e os Coríntios pertencem a Cristo. Para melhor indicar este pertencimento da comunidade como um todo, Paulo utiliza metáforas, como seara, edifício e templo. É somente no capítulo 12 que Paulo identifica a comunidade como Corpo. O grande problema não está na compreensão da ajuda existente entre os membros corpo físico e eclesial, mas no sentido que este termo tem no pensamento paulino. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A antropologia da primeira Carta aos Coríntios indica uma compreensão diferente do pensamento grego. O ser humano é somatória de seu corpo e sua alma, e não um ser fracionado, ou só uma alma presa em um corpo. O conceito grego “soma”, utilizado na carta, indica um ser humano relacional, que se faz com o outro. É por este motivo que explica e soluciona o problema das divisões. Os membros, com seus diversos dons, só são igreja, quando estão plenamente em comunhão com os outros. Os dons ajudam na edificação da Igreja, onde todos se necessitam e se ajudam.

PALAVRAS-CHAVE: Antropologia Paulina; Corporeidade; Divisões comunitárias; Igreja corpo; Paulo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador