Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DA DESCENTRALIZAÇÃO E DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA À PESSOA VIVENDO COM HIV NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM CURITIBA NA VISÃO DO USUÁRIO DO SERVIÇO

SILVEIRA, Vinicios Franck Da ¹; SANTOS, Juliane Cardoso Villela ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Doutorado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Para melhor compreender a mudança trazida pela descentralização do atendimento às pessoas com HIV em Curitiba e suas consequências no tratamento da infecção a longo prazo, faz-se necessária uma avaliação, na visão dos usuários do serviço, de pontos relevantes que demonstrem a satisfação com a qualidade dos serviços ofertados na região e como isso implica no seu tratamento. Para tanto, a utilização de um questionário de linguagem acessível que fornecesse respostas conclusivas foi elaborado e aplicado na população alvo. OBJETIVOS: Avaliar a assistência à pessoa vivendo com HIV na atenção primária à saúde em Curitiba na visão dos usuários dos serviços públicos de saúde. MATERIAIS E MÉTODO: Na pesquisa é utilizado o método de delineamento transversal com abordagem quanti-qualitativa. Já como principal material, foi aplicado um questionário às pessoas vivendo com HIV e que fazem acompanhamento na rede pública de serviços de saúde de Curitiba. RESULTADOS: Mais de 50% dos usuários julgam como satisfatório o horário de atendimento de suas unidades. Classificaram como satisfeitos ou muito satisfeitos em torno de 68% dos pacientes em relação aos setores de cadastro, recepção, consultas e farmácia. 34% dos participantes não são procurados ao pararem o tratamento na atenção primária. Enfermeiros, médicos e recepcionistas foram avaliados como “bom” ou “muito bom” por cerca de 68% dos usuários. De modo geral, 39,1% dos pacientes classificaram como regular o atendimento da unidade de saúde que frequentam. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Estima-se que a avaliação geral do usuário em relação à descentralização e à qualidade da assistência na atenção primária à saúde de Curitiba é positiva, contribuindo para a melhor compreensão da efetividade do serviço no tratamento da infecção.

PALAVRAS-CHAVE: HIV; Atenção Primária à Saúde; Descentralização do tratamento do HIV; Avaliação de serviços de saúde; Curitiba.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador