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PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ANATOMIA MÉDICA: PROPOSIÇÃO DE NOVAS DISSECÇÕES

BEGGIATO, Catarina Mayer Soares Ogasavara ¹; LUZ, João Batista Rodrigues Da ³; ZINK, Paulo Henrique ³; PEREIRA, Joel ³; GOMES, Carlos Jose ²
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Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A anatomia humana é compreendida pelo estudo da localização das estruturas do corpo humano, assim como a correlação com suas funções. Apesar de seu longo histórico e da evolução que lhe ocorreu ao longo dos anos, a disciplina mantém-se como essencial fundação para estudo de diversas ciências da saúde. Mesmo com o desenvolvimento de diferentes tecnologias aplicáveis à educação médica, o uso de cadáveres ainda é preferível mesmo que complementado por material sintético e programas computacionais. Diante disso, é essencial a proposição de currículos de aprendizagem dentro da matéria, a fim de preparar os futuros profissionais para a prática profissional, assim como fundamenta demais disciplinas na área. OBJETIVOS: O presente estudo visa avaliar as peças cadavéricas referentes a membros superiores disponíveis na universidade em questão a fim de qualificar o material oferecido, buscando possíveis déficits de apresentação e de consequente educação, assim como, propõe dissecções para mitigar lacunas e promover a produção de um material de estudo exclusivo à instituição, visando auxiliar o estudo anatômico dos alunos frente as peças a eles disponibilizadas. MATERIAIS E MÉTODO: O processo de realização do projeto se deve a [1] catalogação das peças utilizadas, [2] coleta e análise dos dados referentes às estruturas avaliadas com base na classificação em estruturas essenciais, recomendáveis e aceitáveis, [3] proposição de novas dissecções, após identificação de déficits de apresentação de estruturas nas peças e [4] realização do atlas fotográfico local. RESULTADOS: Foram catalogadas 271 peças de membro superior (incluindo peças ósseas, peças com componente articular e peças com presença de estruturas músculo-vascular-nervosas). Dessas, foram avaliadas 353 estruturas respeitando classificação de prioridade. Dentre as categorias que apresentaram maior déficit de apresentação de estruturas essenciais, as articulações de cíngulo apresentaram pior aproveitamento com 7,38% das estruturas visíveis, seguida por peças músculo-vascular-nervosas da mão com 26,5% de estruturas visíveis. A falta de qualidade de visualização das peças/estruturas nas categorias de pior desempenho possibilita uma lacuna importante de conhecimento para os alunos que se voltam ao estudo anatômico excepcionalmente ou prioritariamente cadavérico. De modo que, em futuras dissecções devem ser prioritárias às demais apresentações. Além disso, foram observadas diversas peças pouco aproveitadas na região de mãos, estando completamente intactas, porém não dissecadas. Diante da baixa disponibilidade de cadáveres para estudo e da complexidade de dissecação, é de singular relevância o estudo complementar por outros métodos de aprendizagem, assim como do cuidado nos manuseios das peças atuais, a fim de preservar sua qualidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto promoveu o levantamento das peças disponibilizadas pela universidade, de modo a identificar possíveis déficits de educação, propor meios para mitigá-los, assim como promove a criação de um material de apoio exclusivo a fim de auxiliar os alunos da instituição no estudo destes.

PALAVRAS-CHAVE: Anatomia Humana; Educação em Saúde; Cadáveres; Dissecção; Material de Estudo

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador