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A RELAÇÃO ENTRE OLFATO DIGITAL E ATITUDES DO CONSUMIDOR

MARINHO, Ayslan Felipe ¹; MACIEL, Jeanne Rosalina Botelho ³; MAFFEZZOLLI, Eliane Cristine Francisco ²
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Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O crescimento do ambiente digital nos últimos anos lançou várias oportunidades mercadológicas para explorar potenciais sensoriais por meio de novas tecnologias. OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo principal investigar o potencial do marketing sensorial olfativo, explorando a interessante possibilidade de estimular o olfato por meio de ondas sonoras inaudíveis. MATERIAIS E MÉTODO: Para alcançar tal objetivo, foram coletadas 63 amostras de participantes, divididos em dois grupos experimentais. Um desses grupos foi submetido a um estímulo olfativo digital que simulava o aroma do café, e o outro grupo foi conduzido como controle, sem a exposição do estímulo. RESULTADOS: Os resultados obtidos revelaram que, mesmo sem o uso do nariz, a tecnologia utilizada pode proporcionar uma experiência olfativa autêntica e imersiva. Esse estímulo olfativo virtual demonstrou pouca influência sobre a manifestação das atitudes dos respondentes, mas eficaz em influenciar positivamente o comportamento de compra e a interação dos consumidores com as marcas no ambiente digital. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nesses resultados, as marcas podem explorar novas formas de engajamento com seus clientes, proporcionando experiências únicas e significativas, que os aproximem cada vez mais da marca e influenciem positivamente suas decisões de compra.

PALAVRAS-CHAVE: Olfato Digital; Marketing Sensorial Olfativo; Comportamento do Consumidor

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador