Logo PUCPR

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O USO DO BUBBLE CPAP VERSUS CPAP CONVENCIONAL EM RECÉM: NASCIDOS PREMATUROS E A TERMO

OLIVA, Hellen Hillary ¹; NAKATO, Adriane Muller ³; RIBEIRO, Débora De Fátima Camillo ³; NOHAMA, Percy ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A imaturidade do sistema respiratório dos recém-nascidos prematuros (RNPT) pode favorecer a dependência da ventilação mecânica invasiva (VMI). O uso da ventilação mecânica por período prolongado tem sido associado a um maior índice de morbidade e mortalidade, sendo indicada a extubação o mais rápido possível. Consoante a isso, desenvolveu-se a ventilação mecânica não-invasiva (VNI). OBJETIVOS: Avaliar a relação custo-benefício do Bubble CPAP verificando se o mesmo oferece suporte ventilatório com a mesma segurança e eficiência em comparação com o CPAP convencional em recém-nascidos prematuros e a termo. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo do tipo retrospectivo, sendo realizado por meio da análise de prontuários do Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), na cidade de Campo Largo, Paraná, entre janeiro de 2016 à dezembro de 2021. Foram analisados 139 prontuários de RNPT que utilizaram VNI após a extubação. Por meio dos prontuários, foram coletados dados referentes as afecções e práticas maternas durante a gestação, características do parto, dados clínicos dos RNPT, parâmetros utilizados na VMI e na VNI. RESULTADOS: A partir das análises estatísticas realizadas observou-se que a maior parte da amostra obteve sucesso na extubação (87,1%). Por meio da comparação entre os grupos, identificou se que houve significância estatística positiva no grupo sucesso quanto aos dias em ventilação mecânica invasiva (p= 0,004), dias em ventilação não invasiva (p<0,001) e retorno à ventilação não-invasiva (p= 0,002). CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ventilação não-invasiva é um recurso importante para favorecer o sucesso na extubação. Evidenciou-se que o Bubble CPAP se mostra capaz de atenuar os dias de internação.

PALAVRAS-CHAVE: Pressão positiva contínua nas vias aéreas; Extubação; Ventilação não-invasiva, recém-nascidos prematuros.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador