Logo PUCPR

ASSOCIAÇÃO DO PADRÃO POSTURAL E DE APTIDÃO FÍSICA COM A PREVALÊNCIA DE LESÕES ESPORTIVAS

MARTINS, Giovanna Paola Flenik ¹; GREBOGGY, Denis De Lima ²; URBINATI, Keith Mary De Souza Sato ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este estudo explorou a relação entre aptidão física, encurtamento muscular e lesões
em atletas universitários e profissionais, abrangendo diversas modalidades
esportivas OBJETIVOS: associar padrões posturais com a prevalência de lesões
esportivas em atletas universitários e profissionais de basquete. MATERIAIS E MÉTODO: A coleta de dados foi realizada em dois momentos distintos: (1) com a
equipe universitária da PUCPR, onde foram avaliados 124 atletas de diferentes
modalidades esportivas; e (2) com o time profissional de basquete Thalia,
envolvendo 9 atletas devido a compromissos competitivos. As análises de aptidão
física incluíram avaliações de agilidade, potência de membros inferiores, flexibilidade
e força. RESULTADOS: Os resultados revelaram variações nas variáveis de aptidão física entre as
modalidades esportivas e diferenças específicas de gênero. A associação entre
encurtamentos musculares e aptidão física destacou a relevância da flexibilidade
para o desempenho atlético em esportes que exigem movimentos explosivos. Os
dados posturais foram avaliados utilizando análise fotométrica e software
especializado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A comparação entre atletas universitários e profissionais
de basquete revelou uma maior prevalência de encurtamentos musculares na
equipe universitária. A relação entre encurtamentos musculares e risco de lesões foi
discutida, enfatizando a importância de estratégias individualizadas de alongamento
com base na natureza da atividade esportiva.

PALAVRAS-CHAVE: : Lesões; Esportes; Padrão postural; Aptidão física; Encurtamento
muscular

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador