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CARACTERIZAÇÃO DE CLASSES DE COMPORTAMENTOS CONSTITUINTES DO MANEJO DE LUTO INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR DERIVADAS DA LITERATURA

VALOTO, Maria Vitoria ¹; CARVALHO, Gislayne De Souza ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O luto é definido como um processo vivenciado em reação à uma perda, que se inicia quando uma situação significativa (real ou simbólica) cessa. As condições sanitárias no mundo vivenciadas em função da pandemia de Covid-19 tornaram a temática do luto (sobretudo o infantil) ainda mais relevante e presente. Isso porque a pandemia aumentou significativamente o número de mortes como consequência da doença, expondo pessoas e crianças a condições de mudanças drásticas e vulnerabilidade emocional. Neste sentido, é importante a presença de pessoas sensíveis e receptivas dentro das escolas, como professores e demais profissionais da educação, para que o risco de desenvolver problemas significativos em relação à saúde mental dessas crianças seja minimizado, tornando temática do luto infantil de extrema relevância. OBJETIVOS: Esta pesquisa objetivou caracterizar comportamentos constituintes da classe “manejar luto infantil”, derivados da literatura em múltiplos contextos, que podem ser aplicadas ao contexto escolar, a partir de procedimentos da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC). MATERIAIS E MÉTODO: A primeira etapa do procedimento consistiu em uma busca bibliográfica sobre o contexto escolar de modo a caracterizar situações comuns nesse contexto. Após a caracterização do contexto escolar, realizou-se a recuperação e seleção de fontes de informação que abordassem o tema da pesquisa a partir da combinação de palavras-chave e critérios de inclusão no portal de periódicos e teses e dissertações da CAPES. Em seguida, identificou-se componentes de comportamentos relacionados a classe “manejar luto infantil” em trechos das fontes de informação, verificando possíveis comportamentos constituintes da classe enquanto avaliava-se a linguagem apresentada. Por fim, foi elaborada uma lista das classes de comportamentos relacionando-as com características do contexto escolar. RESULTADOS: Como resultado das buscas realizadas nos portais da CAPES, foram recuperadas nove fontes de informação com os critérios estabelecidos e trechos que faziam menção ao manejo de luto foram selecionados. Esses tiveram suas classes de antecedentes, classes de resposta, classes de consequência e classes de comportamentos registradas, contabilizando 35, 39, 43, 38 e 50 classes, respectivamente. Por meio da listagem final de classes de comportamentos, foi possível agrupá-las em categorias considerando suas semelhanças em termos funcionais. A listagem final de classes de comportamento permitiu a possibilidade de derivar e extrair de fontes de informações que abordassem o manejo de luto na infância em múltiplos contextos e a partir da caracterização do contexto escolar, elucidar em quais processos escolares tais classes poderiam se enquadrar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: De maneira geral, foram identificados processos diversos intrínsecos ao luto, evidenciando as subjetividades que estão relacionadas à morte, bem como as diversas esferas que essa afeta. Os comportamentos abrangeram desde o contato com a família, até explicações claras e diretas sobre o tema da morte, além de explicitar, com linguagem clara e instrutiva, quais atividades e maneiras são efetivas no que tange à educação sobre a morte, bem como ações a serem desempenhadas pelos agentes escolares que impactam diretamente no luto a ser vivenciado pelos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Manejo de luto; Contexto escolar; Luto infantil; Agentes escolares; PCDC.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador