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LITERATURA DECOLONIAL DO MAGREB

GOUVEA, João Paulo ¹; WINCK, Otto Leopoldo ²
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Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A teoria decolonial tem ganhado cada vez mais destaque no campo de estudos literários. Seu objetivo é analisar criticamente a produção literária nas sociedades colonizadas e pós-coloniais, considerando as consequências desse sistema em suas narrativas. Nesse sentido, a literatura se torna uma ferramenta poderosa para vislumbrar os pressupostos e as estruturas de poder impostos pelo colonialismo e para capturar as forças históricas das sociedades que a produzem. Na região do Magreb a literatura tem sido uma forma de resistência à colonização e às consequências que se seguiram à independência desses países. O romance O caso de Meursault (2016), de Kamel Daoud, é um exemplo particularmente notável dessa resistência literária e política, que desafia a ideia de que o Magreb é uma mera periferia cultural, sem história ou voz própria. O livro é uma reinterpretação do clássico O estrangeiro (1942), de Albert Camus, e se concentra em um personagem secundário da obra original, o árabe que é morto pelo protagonista. OBJETIVOS: Objetivo geral é analisar a relação entre a teoria decolonial, contexto social e o romance O caso de Meursault, de Kamel Daoud. Os objetivos especificos são: a) Realizar pesquisa bibliográfica a respeito dos conceitos de teoria decolonial e processo social na forma literária; b) Sintetizar conceitos teóricos sobre contexto social e literatura, e teoria decolonial; c) Relacionar referencial e trechos específicos do romance O caso de Meursault. MATERIAIS E MÉTODO: Grande parte do esforço realizado no presente estudo se deu na leitura e reflexão de conceitos complexos a respeito do fenômeno chamado decolonialismo. Ao longo de seis meses, houve a dedicação ao levantamento de principais autores de diversos campos que abordassem o tema referido, de forma que a teoria decolonial pudesse ser apropriada pela análise pretendida. Assim, o primeiro levantamento bibliográfico foi sobre autores e referências acerca do decolonialismo e pós-colonialismo. Os principais nomes lidos foram Bhabha (1998), Said (1990), Mignolo (2020), Santos (2010; 2022) e, posteriormente, Warnavin (2020), para elucidação de alguns pontos específicos da matéria. RESULTADOS: É evidente ao leitor de O caso Meursault o diálogo estabelecido com o romance O estrangeiro, de Camus. Desde o início, o narrador Haroun se propõe a recontar o assassinato de seu irmão, cometido por Meursault (narrador da obra camusiana), elaborando a experiência traumática por um ângulo que se convenciona chamar backstage, ou “por detrás dos panos”. Dessa forma, é elevada ao primeiro plano da narrativa uma certa percepção dos fatos sob o olhar de quem sofreu as suas consequências, o que engendra ao romance um viés de disputa sobre o discurso muito forte. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É possível verificar que o nascimento e pungência do movimento literário das nações periféricas se dá, em grande medida, pela tentativa de construção de uma nova epistemologia. Sua força vital está na ocorrência de fatores que fogem às inscrições mais imediatas do texto literário, pois é mister que o contexto social é o que delineia toda a cadência narrativa dos enredos.

PALAVRAS-CHAVE: Decolonial; O caso Meursault; Kamel Daoud.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador