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UM ESTUDO DE REVISÃO SOBRE AS ORIGENS E RAMIFICAÇÕES DO CONCEITO DE AUTORREGULAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES

CHAURAIS, Mariana Regina ¹; VIEIRA, Inglyde Jeane Da Silva ²
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Curso do(a) Estudante: Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Educação – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente estudo apresenta os resultados de um estudo bibliométrico sobre a produção científica que estuda o conceito de autorregulação da aprendizagem na área da Educação OBJETIVOS: Identificar, a partir de bases nacionais e internacionais, como os estudos sobre autorregulação nasceram e se ramificaram ao longo dos anos. MATERIAIS E MÉTODO: O presente estudo traz um levantamento bibliométrico das pesquisas sobre autorregulação da aprendizagem. A busca online, necessária para obtenção do corpus de pesquisa, foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2022, nas bases de dados Scielo e BDTD, utilizando o termo de busca “self-regulated learning”. Foram encontrados 87 teses de dissertações e 160 artigos, desses, após critérios de exclusão, foram analisados integralmente um total de 148 artigos, teses e dissertações, compondo o corpus da amostra final. A análise dos dados foi realizada utilizando o software Atlas.ti. RESULTADOS: Em relação às modalidades de ensino ao qual as pesquisas sobre autorregulação da aprendizagem na área da Educação, podemos observar uma proeminência de estudos focando no ensino superior. O tema da autorregulação da aprendizagem teve o ápice das publicações de 2013 a 2020, e especificamente no ano de 2020 com 21 publicações, tanto no Brasil, quanto a nível mundial, o que nos faz refletir sobre o quanto esses estudos vêm avançando ao longo das duas últimas décadas. Quanto à área de atuação acadêmica das pesquisas, podemos observar que quase a totalidade das pesquisas situa-se na área da Educação, o que nos faz perceber que há uma grande preocupação dessa área, alinhada à Psicologia Educacional, mais especificamente à Teoria Social Cognitiva cunhada por Bandura e ampliada por Zimmerman. Podemos considerar nesse sentido, a autorregulação da aprendizagem na vertente de Zimmerman como a mais proeminente dos estudos, tanto no Brasil, quanto no exterior. No brasil, as intituições que mais atuam nas pesquisassão a Unicamp em primeiro lugar e a USP em segundo, e a orientadora de pesquisas de maior impacto, a prof. Dra. Evely Boruchovitch. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No geral, percebemos que o objetivo pretendido no presente trabalho “Identificar, a partir de bases nacionais e internacionais, como os estudos sobre autorregulação nasceram e se ramificaram ao longo dos anos.” foi alcançado, uma vez que conseguimos encontrar esses achados na pesquisa realizada. Conseguimos entender um pouco do impacto dessas pesquisas no Brasil, bem como compreender quando se iniciaram e como estão se expandindo ao longo das duas últimas décadas.

PALAVRAS-CHAVE: Autorregulação da aprendizagem; Educação; Revisão bibliométrica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador