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EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: COLOMBIA, CHILE E EQUADOR

NUNES, Beatriz ¹; GUEBERT, Mirian Celia Castellain ²
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Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este estudo está inserido na linha de pesquisa Políticas Públicas, Democracia e Educação em Direitos Humanos do PPGDH – voltado para a análise das políticas desenvolvidas e executadas no Chile, Equador e Colômbia no período de 2010 a 2020. OBJETIVOS: GERAL Analisar as políticas públicas de Educação em Direitos Humanos e Bioética dos países Chile, Colômbia e Equador que compõem a América do Sul, nos diferentes níveis de ensino. ESPECÍFICOS Identificar nas políticas públicas de EDH dos países Chile, Colômbia e Equador em EDH na América do Sul. Comparar os temas de Educação em Direitos Humanos encontrados nas políticas públicas educacionais com as recomendações internacionais da UNESCO. Estudar teoricamente conceito Educação Em Direitos Humanos, Políticas Públicas MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa Exploratória O primeiro momento se deu em três bases de dados online com os descritores “Educação em Direitos Humanos”; “Educação em Direitos Humanos na América Latina”; “Educacion em derechos humanos Chile/Equador/Colômbia” nos periódicos online de livre acesso: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Em seguida, a base de dados selecionada foi a Scientific Electronic Library Online (Scielo) e a base de informações da UNESCO . Esta última plataforma constitui-se como a principal deo registros das políticas públicas implementadas, o site conta também com indicadores sociais. Análise Documental. No segundo momento da pesquisa foi realizada a coleta de dados primários e análise versam sobre a EDH. Ao coletar o material todos os selecionados foram lidos; em seguida, sistematizados . e analisados. RESULTADOS: Foi possível verificar a tentativa de diminuição da desigualdade social nas esferas socioeconômicas através da educação pública, promovendo os direitos e oferecendo educação igual a todos. No período de (2010-2017), a educação chilena adota uma nova institucionalidade educativa. A lei de inclusão (n° 20.845/2015), que selecionava estudantes para subsídios, e outras medidas inovadoras, como incentivo e promoção da docência e a devolução total da administração das escolas ao Estado (Sistema de educação pública , foram observadas nesse período.Uma política pública estável e contínua adotada desde 2009 no Chile é o ChCC “Chile Cresce Contigo”, Sistema Intersetorial de Proteção Social do país voltada para a proteção integral da criança até a juventude. Esse programa é direcionado principalmente para a tentativa de diminuir a escassez de alimentos e lacunas de promoção à saúde, através do fornecimento da alimentação suplementar, vacinas e cuidados médicos básicos, como a atenção a primeira infância. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em consonância com o PNEDH, demonstrar os Direitos Humanos como área de conhecimento interdisciplinar as contribuições de se produzir o reconhecimento da EDH e formas de promover a garantia dos direitos. A partir do estudo Nas políticas públicas as temáticas versam sobre: Educação; Saúde; Gênero; Sexualidade; Questão Indígena; Democracia; Cidadania; Luta ambiental. Com o estudo da EDH verifica-se que as conquistas vieram pela luta popular resultado da resistência dos movimentos sociais pelos direitos. O limite encontrado foi a escassez de materiais comparativos dos três países, dessa forma toda coleta de dados foi manual.

PALAVRAS-CHAVE: Educação em Direitos Humanos; América Latina; Chile; Colômbia; Equador.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador