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PERCEPÇÃO DOS RISCOS DE DESASTRES NATURAIS EM CURITIBA, PR: O CASO DA VILA TORRES

ROQUE, Ketlyn Da Cunha ¹; FONSECA, Murilo Noli Da ³; GARCIAS, essor Carlos Mello ³; SILVA, Luciene Pimentel Da ²
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Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Eventos hidrológicos críticos de cheias persistentes podem provocar desastres deflagrados por eventos meteorológicos extremos. O fenômeno da urbanização e o cenário tendencial previsto com chuvas mais fortes e estiagens mais prolongadas confirmados no último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas contribuem para o aumento dos riscos de ocorrência desses eventos. OBJETIVOS: Geral Avaliar a percepção do risco das inundações por parte dos sujeitos da Vila Torres e conjecturar as áreas de maior risco com base em cartografia participativa e social, com vistas à melhoria da comunicação do risco de inundação e desenvolvimento de sistemas de alerta. Específicos i. Realizar pesquisa bibliográfica nos portais bibliográficos, como Scopus, Web of Science, SciELO, CAPES de teses e dissertações, e relatórios de agências internacionais que atuam em ações humanitárias; ii. Participar da elaboração de entrevistas e questionários sobre percepção de riscos de inundações; iii. Participar ativamente em mobilizações sociais na Vila Torres, realizar algumas entrevistas a partir de recorte geográfico e realizar levantamento de dados no contexto da cartografia social e participativa; iv. Analisar os resultados das entrevistas realizadas e desenvolver uma das temáticas (categoria de análise/camada) no mapa participativo. MATERIAIS E MÉTODO: A unidade/recorte territorial de estudo é o da comunidade da Vila Torres em Curitiba, PR, Brasil. A área ocupada é susceptível à enchentes do Rio Belém e alagamentos com múltiplas origens. O método envolveu a realização de entrevistas estruturadas através de questionários sobre a temática da pesquisa com 316 indivíduos da comunidade, além da participação em mobilizações sociais para sensibilização e mobilização da comunidade. Foram analisados também aspectos relacionados ao gênero, faixa etária, escolaridade, grau de incômodo em relação aos impactos dos desastres, percepção do nível de risco. Foram também abordadas questões associadas aos meios de comunicação avisos e alertas com vistas a melhoria desses sistemas. RESULTADOS: Os resultados mostraram que quase a metade dos entrevistados são ou já foram afetados por inundações. Ressalta-se nesse contexto, a tendência de intensificação do fenômeno diante de diferentes cenários apresentados do no Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba, PR. Foi observada uma percepção de risco maior por parte das mulheres, idosos e os que são afetados diretamente pelo fenômeno, como também há relação entre meios de comunicação dos alertas com o incômodo percebido, escolaridade e faixa etária. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tanto o objetivo geral, como os específicos foram atingidos. Os resultados da pesquisa contribuem para que as políticas públicas pré-desastres sejam mais eficazes em Curitiba, PR, sobretudo para os mais vulneráveis, que são os que menos contribuíram para as emissões associados ao aquecimento global e mudanças climáticas, mas que serão os mais fortemente impactados. A pesquisa contribui também para uma maior efetividade no atendimento às exigências da Lei nº12.608 que define a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) por parte da gestão municipal. Adicionalmente, sugere-se que para a mitigação e preparação da cidade de Curitiba, PR para enfrentamento desses riscos que sejam definidos e implementados treinamentos para as comunidades vulneráveis, com rotas de fugas e evacuação, além de atenção diferenciada às mulheres, idosos e afetados.

PALAVRAS-CHAVE: Riscos de inundações; Sendai; Comunicação; Percepção; Vulnerabilidade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador