ANÁLISE COMPARATIVA DE DADOS DO TWITTER E DO FALA CURITIBA, PR
INTRODUÇÃO: As redes sociais online apresentam-se como uma alternativa para ampliar as formas de participação popular na governança urbana no contexto das revoluções digital e geoespacial. Nessa direção, a plataforma Twitter possui uma interface que torna possível a troca de informações de maneira assíncrona e gratuita, oportunizando aos governos interagirem com a população. OBJETIVOS: O foco dessa pesquisa é examinar comparativamente as demandas levantadas através do Twitter e do Fala Curitiba, PR, canal oficial de consultas públicas da Prefeitura de Curitiba, PR, conferindo o quanto o conteúdo gerado em redes sociais geograficamente referenciadas reflete os anseios população. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, a pesquisa foi subdividida em três etapas: Revisão de Literatura, Levantamento e Tratamento de Dados, e Análise dos Dados. Ao final, foram coletados 91 tuítes envolvendo as 10 regionais de Curitiba e diferentes temáticas de políticas urbanas. Os dados foram sistematizados e apresentados por meio de tabelas e gráficos, ilustrando os dados quantitativos e qualitativos, e por fim especializados em forma de mapa. RESULTADOS: Os resultados da pesquisa sugeriram uma realidade possível para a utilização do conteúdo gerado por usuários de redes sociais geograficamente referenciadas para complementar os canais oficiais de consulta pública da municipalidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Porém, conclui-se que o Twitter se mostrou um canal inepto a substituir as plataformas oficiais de participação pública da Prefeitura de Curitiba, PR, uma vez que forneceu uma quantidade múltiplas vezes menor de dados do que o Fala Curitiba, PR.
PALAVRAS-CHAVE: Participação pública; Rede social geograficamente referenciada; Twitter; Fala Curitiba; Tecnologias da informação e comunicação.