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APRENDIZAGENS DE PSICÓLOGOS EM INÍCIO DE CARREIRA E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA O ENFRENTAMENTO DE DIFICULDADES

ICHI, Melissa Erika ¹; CRUZ, Regina Celina ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A Psicologia, nos últimos anos, vem ganhando cada vez mais relevância e espaço no mercado de trabalho. Ao longo da graduação os estudantes adquirem diversos conhecimentos fundamentais para o exercício da profissão. Entretanto, apesar do treinamento e saberes estudados durante o curso, ainda existem lacunas em relação à inserção no mercado de trabalho, ocasionando dificuldades no início de carreira. Esse contexto de transição da universidade para o mundo do trabalho foi impactado pela pandemia do covid-19, trazendo inúmeros desafios. Esse cenário novo, cheio de inseguranças, fez com os profissionais precisassem encontrar novas estratégias para enfrentar os desafios. Por meio da revisão de literatura, portanto, foi possível verificar as consequências geradas nos psicólogos após essas mudanças. Além dos diversos aspectos que já envolvem a inserção profissional do recém-formado. OBJETIVOS: Analisar as aprendizagens de psicólogos(as) em fase inicial de carreira e as estratégias utilizadas para o enfrentamento de desafios e dificuldades. Identificar dificuldades e facilidades encontradas por psicólogos no início da profissão, em especial no segundo ano pós formatura. Verificar as estratégias utilizadas pelos psicólogos para enfrentar dificuldades e para abordar aspectos positivos encontrados na situação de vida profissional durante o segundo ano pós formatura. Caracterizar as aprendizagens consideradas como decorrentes da vida profissional durante o segundo ano de atuação pós formatura. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa longitudinal, com duração de três anos, sendo esta pesquisa referente ao segundo ano de coleta de dados realizada por meio de entrevistas com 11 psicólogos que concluíram o curso de Psicologia no ano de 2020, em uma instituição de Curitiba, PR. As entrevistas foram realizadas no formato remoto, individuais, gravadas e transcritas. As respostas dos participantes foram organizadas para assim ser realizado a análise de conteúdo. Para discutir esses resultados foi feito um estudo teórico aprofundado sobre o início da profissão de psicólogos no Brasil. RESULTADOS: As dificuldades foram agrupadas por similaridades, criando categorias, sendo as mais citadas o excesso de carga horária, conhecimentos práticos da profissão, trabalho em equipe, atendimento de determinadas demandas, gerenciamento financeiro e insegurança. Ainda foi observado que as dificuldades foram mais individualizadas que as facilidades, em que a resposta com mais frequência foi receber indicações de pacientes por colegas, além da atuação online. Os estudos foram apontados por todos os participantes como uma estratégia eficaz. Ademais, as aprendizagens referentes a conhecimentos práticos da profissão e autoconhecimento foram as mais ressaltadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio dessa pesquisa foi possível encontrar dados referentes aos objetivos propostos. Verificou-se que os psicólogos tiveram dificuldades específicas quanto ao exercício profissional, já que estão construindo suas carreiras e utilizando estratégias que contribuam para o crescimento profissional. Entretanto, a partir da pandemia, as tecnologias influenciaram a atuação desses psicólogos, acarretando malefícios a saúde. Assim, enfatiza-se a importância de mais estudos para compreender as consequências desse uso, além da produção de mais conhecimentos sobre a construção de carreira dos profissionais de psicologia para reflexões e possíveis intervenções que possam contribuir no início de carreira.

PALAVRAS-CHAVE: Carreira; Psicólogos; Aprendizagens; Formação; Tecnologias.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador