Logo PUCPR

PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA SALA DE AULA

RAMON, Paulo Henrique ¹; COSTA, Sandra Batista Da ³; RIBEIRO, Joselia ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A formação profissional direcionada à educação digital visa o engajamento de professores e estudantes, permitindo que as interações pedagógicas aconteçam e sejam relevantes. Com as tecnologias digitais de informação e comunicação, vários gêneros passaram a ser divulgados no espaço virtual, utilizando novos formatos, linguagens, características, adaptando-se aos recursos digitais. O mapeamento de plataformas midiáticas que apresentem recursos didático-pedagógicos e tecnológicos acerca da recepção de conteúdos dispostos em vídeos e da produção de audiovisuais é fundamental, pois esse levantamento apresenta instrumentos midiáticos e procedimentos educacionais diversos compatíveis à prática escolar. OBJETIVOS: Mapear e analisar recursos didático-pedagógicos, disponibilizados em plataformas digitais, que auxiliem professores de língua portuguesa a desenvolverem práticas pedagógicas de recepção e produção de vídeos, motivando os estudantes a utilizarem linguagens diversas (escrita, audiovisual, musical, midiática, digital e outras). MATERIAIS E MÉTODO: Para este estudo, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, recorrendo a trabalhos que abordam as temáticas centrais deste estudo: letramento midiático (Hobbs, 2010; Cerigatto e Casarin, 2017); recepção e produção de vídeo (Morán, 1995; Napolitano, 2003; Silva; Almeida; Costa, 2021; Caprecci, 2016). Além disso, selecionam-se materiais disponibilizados em revistas acadêmicas e plataformas digitais que apresentam recursos didáticos para análise de conteúdos expostos em vídeos e elaboração de audiovisuais. Foram selecionadas três plataformas e três trabalhos acadêmico, mas optou-se por analisar recursos expostos no estudo desenvolvido por Caprecci (2016) e na plataforma Udemy. RESULTADOS: A pesquisa de Caprecci (2016), embora apresente práticas metodológicas interessantes acerca da leitura de conteúdo dispostos em vídeos e da produção de audiovisuais, por meio de roteiros, não aborda como fazer uso da ferramenta tecnologia em si. Ela propõe maneiras de utilizar conteúdos midiáticos, o que restringe o vídeo a um gênero, sem efetivamente integrar ferramentas tecnológicas de produção de conteúdo audiovisual à prática em sala de aula. Esse enfoque deixa de considerar os diversos processos de produção e pós-produção de conteúdo digital. Os cursos apresentados na plataforma Udemy são relevantes, mas não abordam todas as etapas de produção de conteúdo digital. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao final deste trabalho, reconhece-se a importância do multiletramento na formação do licenciando e atualização do professor, uma vez que o uso de recursos tecnológicos e a reflexão crítica acerca das mídias é imprescindível ao leitor e produtor de conteúdo digital. Deve-se considerar também que o avanço contínuo das tecnologias vem propiciando um ensino descentralizado no qual empregam-se, cada vez mais, recursos tecnológicos diversificados.

PALAVRAS-CHAVE: Letramento midiático; Recursos didático-pedagógicos; Plataformas pedagógicas; Recepção e produção de vídeo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador