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O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS COM VISTAS AO DIREITO AO CONSUMO CONSCIENTE DA MODA

BONA, Pietra Sophia Padilha ¹; EFING, Antonio Carlos ²
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Curso do(a) Estudante: Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A poluição deixada pela indústria da moda na criação dos produtos tem despertado a urgente preocupação dos consumidores com o futuro do planeta, como consequência, os consumidores buscam meios menos danosos para consumir os produtos que necessitam. OBJETIVOS: O presente trabalho tem como objetivo analisar o consumo hodierno da moda visando verificar as mudanças na relação de consumo com a tendência do Lowsumerism e o surgimento de um consumidor preocupado com as questões socioambientais relativas ao seu consumo. MATERIAIS E MÉTODO: Para realização da pesquisa, utilizou-se o método hipotético-dedutivo, por meio da leitura e análise bibliográfica, bem como de material complementar relevante, a fim de coletar uma base de dados sólida dos índices de consumo e desperdício no mercado da moda, bem como do perfil do novo consumidor, que agora busca consumir os produtos do mercado da moda de maneira sustentável e tecnológica através de aplicativos e outras plataformas digitais. RESULTADOS: Verificou-se que as roupas e utilidades fashionistas de segunda mão têm ganhado cada vez mais espaço como uma alternativa de consumo consciente e sustentável desses itens. Considerando que os consumidores estão cada vez mais conectados com seus aparelhos tecnológicos, os brechós não mais se limitam às lojas físicas e migram para o online, chamando a atenção do público pela sustentabilidade em dar um novo significado a uma peça que já existe, evitando o gasto de recursos naturais e exploração de mão de obra para a fabricação de uma nova. Observa-se, também, que consumir uma peça de segunda mão está em conformidade com os objetivos elencados pela Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que visa a redução do descarte desses produtos poluentes e incentiva a economia circular. Embora haja uma evolução no modo de consumir atualmente, grande parte dos brasileiros ainda se encontram em uma zona de transição, não tendo o costume de conciliar práticas totalmente sustentáveis com o seu estilo de vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, conclui-se que as plataformas digitais podem ser incentivadoras e facilitadoras do consumo consciente para esse novo modo de consumir com menos impacto ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Consumo consciente; Sustentabilidade; Moda; Tecnologia; Direito do consumidor.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador