AVALIAÇÃO DA AUTOPERCEPÇAO SOBRE A UTILIZAÇAO DO MÉTODO CLÍNICO CENTRADO NA PESSOA DURANTE CONSULTAS AMBULATORIAIS REALIZADA POR ACADEMICOS
INTRODUÇÃO: Dentro dos modelos de atenção ao paciente em atendimentos ambulatoriais, o método clínico centrado na pessoa (MCCP) é proposto como exemplo de atendimento voltado à complexidade do paciente, buscando compreendê-lo dentro de seu contexto psicossocial para além do biológico. A formação médica ainda encontra uma prática médica próxima do modelo biomédico, sendo necessário uma busca alternativa dos acadêmicos e profissionais médicos para desenvolver as habilidades necessárias à aplicação do método clínico. Questionários autorreflexivos contribuem para que estes profissionais compreendam suas dificuldades e busquem estar sempre se aperfeiçoando, contribuindo para uma melhora na autoeficácia OBJETIVOS: Esse trabalho tem como objetivo adaptar um questionário de autopercepção do uso do método clínico centrado na pessoa para uso por estudantes de medicina. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada a leitura e adaptação do questionário português “Autopercepção do Desempenho da Medicina Centrada na Pessoa em Medicina Geral e Familiar”. O questionário na sequência foi encaminhado através de grupos de WhatsApp de estudantes de medicina de todos os anos que realizam atividades ambulatoriais. O questionário conta com 22 questões autorreflexivas quando ao uso do MCCP. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 22 estudantes. O questionário apresentou uma ótima consistência interna, com alpha de Crombach de 0,924. Não houve correlação entre a escala de empatia e o questionário do uso do MCCP. Os resultados mostram que o questionário é uma ferramenta com validade e confiabilidade. Também, observou-se uma maior dificuldade na aplicação das questões relacionadas ao perfil psicossocial do paciente e maior facilidade nas questões relacionadas ao modelo biomédico de atendimento, indo ao encontro do que foi observado na literatura. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tais resultados evidenciam ainda mais a necessidade de ferramentas que promovam a reflexões sobre o atendimento dos acadêmicos de medicina e dessa forma desenvolver e melhorar suas habilidades profissionais e relacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Método clínico centrado na pessoa; Educação Médica; Autoeficácia; Consulta ambulatorial